Cultura na Câmara recebe lançamento do livro infantil “Xô, Coronavírus”

By

Por Leandro Perché

Neste período de incertezas e de tanta informação sobre a pandemia da Covid-19, muitas vezes, é um desafio lidar com a curiosidade das crianças e informá-las de forma adequada sobre a nova doença e a necessidade de mudança de hábitos para evitar a infecção. Essa tarefa é abraçada pela escritora e jornalista contagense Paula Emmanuella Fernandes, que acaba de lançar o livro infantil “Xô, Coronavírus”, em edição especial do projeto Cultura na Câmara.

Devido às medidas de distanciamento social, o lançamento da obra e a entrega dos certificados para a autora e para o ilustrador do livro, Sergio Neres, foi realizada de forma restrita, pelo presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PL), seguindo todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde.

Totalmente gratuita e distribuída em plataforma digital, a obra tem o objetivo de, “em um momento de tanta angústia, tratar o tema de forma lúdica e informativa para as crianças, sem causar pânico, para que elas possam entender o momento que estamos vivendo e aprender a se cuidar. Como as crianças absorvem a informação de forma diferente do adulto, espero que elas possam informar aqueles que negam a pandemia sobre os riscos, mostrando que a gente precisa se proteger para proteger o outro”, destaca a autora.

De acordo com Daniel Carvalho, “a Câmara abre as portas para mais uma edição do projeto que valoriza e fomenta a arte e a cultura de Contagem, desta vez, recebendo Sergio Neres e Paula Fernandes, que realizam trabalhos interessantes e relevantes em nossa cidade. Neste período tão difícil, de enfrentamento ao coronavírus, é importante incentivarmos uma iniciativa voltada para a informação em saúde, principalmente para as nossas crianças”.

Cuidado, informação e acesso

Paula Fernandes conta que o livro foi submetido a profissionais de saúde e de educação e, após sua aprovação e o processo de ilustração, teve consultoria de crianças, para mensurar como seria recebido pelo público.

“A literatura é extremamente importante para a criança, ajudando no desenvolvimento cognitivo, no vocabulário e na criatividade. Neste momento, é essencial que ela entenda o que está acontecendo, com escolas fechadas, pessoas usando máscara, a importância do isolamento. Então, gostaria que chegasse a todas as crianças e, inclusive, que os pais lessem para aquelas que ainda não são alfabetizadas”, concluiu a escritora.

O livro está disponível gratuitamente em plataforma digital, podendo ser adquirido pela ferramenta Flipsnack, no link https://bit.ly/2TdQ2xk, ou no site da autora, www.livrolandia.art.br, no campo “Livros”. Você também pode baixar a obra em formato PDF, clicando aqui: Xô, Coronavírus! Paula Emmanuella.

Você pode querer ler

Mais quentes