Dados da Fundação Ipead/UFMG indicam forte queda nos preços dos ovos de páscoa em 2020

By

Em meio à pandemia da Covid-19, o custo médio dos ovos de páscoa apresentou forte queda nos preços em relação aos praticados no mesmo período em 2019, com variação igual a -19,92%. É o que demonstra resultados da Pesquisa Especial da Páscoa, realizada anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), com objetivo de apresentar, de forma ampla e gratuita, informações estratégicas que possam subsidiar planos e ações dos consumidores no que se referem àscompras de páscoa. Todos os dados podem ser conferidos no site do Ipead.

Observou-se que o preço médio dos ovos de páscoa foi igual a R$ 33,40. A grande dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de páscoa foi um dos destaques da pesquisa novamente, sendo constatado dispersão superior a 90% em dois produtos pesquisados. O peso da maioria dos ovos de páscoa se manteve o mesmo em 2020.

Assim como observado em 2019, o custo do bacalhau apresentou elevação no valor médio praticado em 2020, com aumento igual 9,66%, sendo este aumento menos acentuado que os 20% observado em 2019. Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. Entre eles, destaca-se o ovo de galinha, o qual apresentou uma alta superior a 20,0% na comparação com 2019.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG

Você pode querer ler

Mais quentes