Daniel Carvalho cobra esclarecimentos da Secretaria de Saúde

By

Por Natália Rosa

“Postos de saúde sem médicos é um absurdo. Postos de saúde sem médicos em época de pandemia é inadmissível”, foi com essa reflexão que o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, iniciou sua fala cobrando explicações em relação à ausência de profissionais da saúde em unidades da cidade.
Nesta terça-feira (15/12), o parlamentar apresentou requerimento questionando o não atendimento na UPA JK e na UBS Perobas por falta de médicos – estendendo para todas as instituições de saúde do município. Ele solicitou da Secretaria de Saúde relatório com o quantitativo de médicos e enfermeiros e a escala de trabalho desses profissionais. O objetivo é identificar os gargalos do setor.
Durante a última semana, o vereador Daniel Carvalho foi acionado por usuários dos SUS que não estavam conseguindo atendimento. Na oportunidade, eles relataram que mesmo aguardando muitas horas para a consulta, não estavam conseguindo êxito, alegando a necessidade de buscar atendimento em Belo Horizonte. “Não podemos aceitar que essa situação continue. Pacientes pernoitando em UPAs até conseguir uma consulta, colocando em risco a própria saúde, pois a demora excessiva pode gerar danos irreparáveis”, ressaltou.
O presidente reforçou ainda que a sociedade está vivendo um momento crítico devido à pandemia da Covid-19 e que é dever do município garantir acesso à saúde. “Além da demanda rotineira, temos o agravante dos infectados pelo coronavírus. Uma unidade sem médico sobrecarrega consideravelmente as outras, contribuindo para que os locais fiquem mais cheios do que a capacidade permitida não respeitando as regras de prevenção contra a doença”.
“Por isso, pedimos os esclarecimentos e, claro, as soluções imediatas visto que os casos de Covid-19 estão aumentando dia após dia”, concluiu Carvalho.
Foto: Leandro Perché

Você pode querer ler

Mais quentes