Documentário sobre a tragédia de Brumadinho será exibido nesta quinta-feira na UFMG

By

Sessão comentada contará com a presença do diretor argentino Carlos Pronzato

O documentário Lama, o crime Vale no Brasila tragédia de Brumadinho, dos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone, será exibido em sessão comentada, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Pouco tempo depois do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, Pronzato e Pontone percorreram estradas e ruas para registrar o cenário de destruição provocado pela lama e captar vozes dos atingidos. Produzido de forma independente, o filme reúne diferentes percepções sobre o episódio por meio de entrevistas com militantes de movimentos sociais, com representantes de órgãos oficiais e com especialistas.

O diretor argentino Carlos Pronzato estará presente no evento. Autor de mais de 50 documentários dedicados especialmente a temas sociais e políticos, à preservação da memória e ao protagonismo popular na América Latina, Pronzato já foi premiado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e também contemplado com os prêmios Roberto Rosselini, da Itália, e Liberdade de Imprensa, do jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

A sessão é promovida pelo programa Participa UFMG, criado para articular esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos causados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

(Com informações do Portal UFMG)

Você pode querer ler

Mais quentes