Educativo do Centro Cultural UFMG realiza atividades online para o público infantojuvenil no próximo final de semana

By

Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2021 o educativo do Centro Cultural UFMG realiza a 2ª edição do Burburinho, um evento gratuito dedicado ao público infantojuvenil que inclui live, oficinas e mostra virtual de trabalhos, possibilitando que crianças e adolescentes tenham acesso à arte e à cultura à distância.

A primeira edição ocorreu no período de férias no início do ano passado, no Centro Cultural UFMG. Na edição atual será oferecida uma programação em formato remoto.

Na sexta-feira (26), às 10h, a professora convidada Rosvita Kolb Bernardes realizará uma live sobre “Arte e educação não formal na infância” no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG. O vídeo terá Tradutor e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Haverá certificação para quem estiver presente na live e assinar o formulário de presença, que será disponibilizado durante a transmissão. Aos alunos matriculados na disciplina “Ateliê de licenciatura”, ministrada pelas professoras Rosvita Kolb e Patrícia de Paula, além do certificado as horas serão contabilizadas como hora/aula.

No sábado (27), às 14h, acontece a oficina “Mini Zine”, que propõe a criação de fanzines com experimentações estéticas, transformando esse objeto de comunicação em uma prática pedagógica e artística. A atividade será ministrada pelos educadores Aline Melo, Bárbara Miranda, Júlia Abdalla, Mariane Olimpio, Rosana Oliveira e Yan Nicolas. Crianças a partir de sete anos de idade, com acompanhamento do responsável, podem participar se inscrevendo pelo formulário online: http://bit.ly/2NM4GvR.

No domingo (28), às 14h, ocorre a oficina “Universo dos Bonecos: fazer espontâneo”, um momento de despertar a criatividade das crianças na construção dos seus próprios bonecos. A atividade será ministrada pelos educadores Aline Melo, Bárbara Miranda, Júlia Abdalla, Mariane Olimpio, Rosana Oliveira e Yan Nicolas. Crianças a partir de oito anos de idade, com acompanhamento do responsável, podem participar se inscrevendo pelo formulário online: http://bit.ly/3sbvN2t.

Confira a programação detalhada abaixo:

Dia 26 de fevereiro (sexta-feira) – às 10h

Live: Arte e educação não formal na infância – Rosvita Kolb Bernardes

O Burburinho convida a professora Rosvita Kolb Bernardes para uma conversa sobre a importância do ensino da arte em espaços de educação não formal na infância. Mediadores: Aline Melo, Bárbara Miranda, Júlia Abdalla, Mariane Olimpio, Rosana Oliveira e Yan Nicolas. O vídeo terá Tradutor e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Rosvita Kolb Bernardes é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Lecionou Arte no Ensino Fundamental de 1978 a 2013. É assessora das proposições curriculares da educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. Tem experiência na área de ensino de Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil e fundamental, educação estética, narrativas de formação, abordagem autobiográfica, história de vida. Cooperação com a Hochschule fur Musik und Theater Rostock/Alemanha.

Haverá certificação para quem estiver presente na live e assinar o formulário de presença, que será disponibilizado durante a transmissão.

Dia 27 de fevereiro (sábado) – às 14h

Oficina “Mini – Zine”
Vivenciando a era de informação em tempo real e virtual, a oficina Mini-Zine propõe a criação de fanzines com experimentações estéticas, transformando esse objeto de comunicação em uma prática pedagógica e artística.

Educadores: Aline Melo, Bárbara Miranda, Júlia Abdalla, Mariane Olimpio, Rosana Oliveira e Yan Nicolas. Serão disponibilizadas 10 vagas gratuitas, com carga horária de 4 horas e idade mínima de sete anos. Crianças menores de 12 anos deverão ter acompanhamento do responsável. Sugestões de materiais: papel A4, papéis coloridos e variados, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, cola e tesoura. Link para inscrição: http://bit.ly/2NM4GvR.

Dia 28 de fevereiro (domingo) – às 14h

Oficina “Universo dos Bonecos: fazer espontâneo”

Os bonecos são figuras que estão em outra esfera do real. Apesar da grande relação conosco, eles possuem seu próprio mundo. Essa oficina propõe adentrarmos nesse mundo dos bonecos, criando nossos próprios amigos. O que pode surgir de um rolo de um papel higiênico, de um pedaço de papel, dos materiais que nos rodeiam no nosso cotidiano?  Venha compartilhar a tarde de domingo com a gente em um ateliê virtual!

Educadores: Aline Melo, Bárbara Miranda, Júlia Abdalla, Mariane Olimpio, Rosana Oliveira e Yan Nicolas. Serão disponibilizadas 10 vagas gratuitas, com carga horária de 4 horas e idade mínima de oito anos. Crianças menores de 12 anos deverão ter acompanhamento do responsável. Sugestões de materiais: papel, papelão, tesoura, cola, linha de costura, arame, giz, lápis de cor, caneta, tinta, revista, jornal e livro para recorte. Link para inscrição: http://bit.ly/3sbvN2t.

Local de realização da live:
https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG 

O link para a participação nas oficinas será enviado pelo e-mail informado no formulário de inscrição.

Transmissão ao vivo nos horários estabelecidos.

Acompanhe as redes sociais do Burburinho:
Instagram: https://www.instagram.com/burburinhoeducativo/ 
Facebook: https://www.facebook.com/Burburinho-106563697514612 
Site: https://burburinhoeducativ.wixsite.com/ccult 

Você pode querer ler

Mais quentes