Estações Castelo Branco e Shopping Itaú começam a ser construídas na João César e David Sarnoff para atender mais de 165 mil passageiros por mês

By

A estação de transferência Shopping Itaú ficará em frente ao Sam’s Club

Parte das obras do segundo trecho do Corredor Norte-Sul, as estações Castelo Branco e Shopping Itaú começaram a sair do papel. Iniciadas nesta semana, a construção das duas estações do Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM) é percebida por quem passa pelas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, nos bairros Eldorado e Cidade Industrial, respectivamente.

As estações de transferência terão duas plataformas elevadas para o embarque e desembarque das linhas municipais e metropolitanas, além de um anexo central que funcionará como bilheteria, para mais agilidade e segurança ao embarcar nos ônibus. Construídas no canteiro central de duas importantes avenidas da cidade, as estações vão  atender cerca de 165.556 passageiros por mês.

A Estação Castelo Branco ficará na avenida João César de Oliveira, paralela à rua Oliveira, enquanto a Estação Shopping Itaú está sendo erguida na General David Sarnoff, em frente ao Sam’s Club. Quando inauguradas, os novos ônibus do SIM poderão fazer as paradas paralelas às estações nos dois sentidos das vias, sem impedir o trânsito local dos demais veículos.

Para a execução das obras, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) interditou cerca de 200 metros das faixas da esquerda no trecho das intervenções, bem como o canteiro central, nos dois sentidos da João César e David Sarnoff.

Plantio de árvores

A Prefeitura de Contagem vai plantar 2.440 árvores como compensação pela supressão de 244 na avenida João César de Oliveira. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) fará esse remanejamento ao longo da avenida. Serão plantadas dez árvores para cada suprimida em outros pontos da cidade, como prevê o Decreto 1.030/2018. A operação de plantio já começou e a previsão é que tenha duração de seis meses.

A estação Castelo Branco ficará no Eldorado

Estações

As Estações de Transferência do SIM vão permitir a integração física para troca de ônibus com tarifa única, ou seja, sem pagar nova passagem. As estruturas estarão localizadas ao longo do Corredor Norte-Sul para oferecer conforto e segurança aos usuários.

Elas foram dimensionadas para atender a demanda de passageiros de acordo com a região de instalação e as características das viagens. O projeto das estações visa a execução industrializada, que se adere às características de Contagem. Cada estação será composta por três estruturas: plataforma municipal, plataforma metropolitana e anexo central, com bilheteria única para embarque.

 

Serão construídas dez estações no Corredor Norte-Sul:

Ouro Branco: na LMG-808, paralela à avenida Álvaro Santos, no bairro Granja Ouro Branco

Rotary: na avenida João César de Oliveira, em frente à Magneti Marelli

Cinco: na João César de Oliveira, em frente à Maxion

Hospital Municipal: na João César de Oliveira, próximo ao Hospital Municipal

Paulo Pinheiro Chagas: na João César de Oliveira, próximo à praça homônima à estação

Portugal: na João César de Oliveira, em frente ao Habib’s

Olímpio Garcia: na João César de Oliveira, próximo à rua Monsenhor Bicalho

Castelo Branco: na João César de Oliveira, paralela à rua Oliveira

Shopping Itaú: na avenida General David Sarnoff, em frente ao Sam’s Club

Papa João XXIII: na General David Sarnoff, em frente à Belgo Bekaert Arames

Você pode querer ler

Mais quentes