Exposição “Pérolas Negras” marca Mês da Mulher no Cultura na Câmara

By

Por Leandro Perché

Em celebração ao Mês da Mulher, a edição de março do projeto Cultura na Câmara recebe a exposição “Pérolas negras: a beleza da Mulher Negra da comunidade quilombola dos Arturos”.

Até o dia 31, o público pode conferir gratuitamente, no hall da Câmara Municipal de Contagem, painéis com fotos que retratam mulheres de quilombos mineiros, no “intuito de valorizar a beleza da mulher negra e fazer referência à cultura ancestral africana e com o propósito de promover o empoderamento das mulheres contagenses”. O material revela maquiagens, vestimentas e adereços que remetem às tradições da comunidade dos Arturos.

O trabalho é do fotógrafo contagense Mateus Machado Brandão. Professor de fotografia, Mateus foi aluno da Fundação de Cultura de Contagem (Fundac), participou de diversas exposições e recebeu prêmios por suas fotografias. Com o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, nos anos de 2018 e 2019, levou suas exposições a várias escolas da cidade.

Pela participação no projeto, o fotógrafo recebeu um certificado das mãos do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, e do 1o secretário, vereador Capitão Fontes, na abertura da exposição, antes da plenária desta terça-feira (03/03).

“Parabéns ao Mateus pela exposição e pelo trabalho que vem realizando. É um prazer recebê-lo no Cultura na Câmara, que tem o objetivo justamente de valorizar a nossa cultura e as manifestações artísticas da nossa cidade. Queremos convidar a todos para conhecer a exposição, que ficará na nossa Casa durante todo o mês de março”, destacou Carvalho.

Você pode querer ler

Mais quentes