Exposições Projeto Tudoaver agosto 2017

By

Projeto Tudoaver, parceria Prefeitura de Contagem/Fundac e Big Shopping, apresenta a programação das mostras de agosto de 2017, mês de que comemora os 106 anos de emancipação política do município e os seus 301 anos de história.

Exposição Amâncio Pequenos Formatos

Objetos/esculturas e pinturas

Exposição: de 04 a 31 de agosto

Galeria do Centro Cultural de Contagem

Rua Dr. Cassiano, 130, Centro

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00

O Artista

AMÂNCIO é natural de Passa Tempo, MG, e reside em Belo Horizonte. Foi professor de escultura na Escola de Belas Artes da UFMG durante muitos anos e também lecionou na Escola Guignard. Aposentou-se há algum tempo e, atualmente, dedica-se a sua produção individual. Tem obras publicadas em importantes ensaios críticos e faz parte de acervos particulares e institucionais em várias cidades e estados do Brasil. É profundo conhecedor e domina várias técnicas e modos de fazer bi e tridimensionais, sendo especialista na escultura em metal, mas igualmente domina técnicas diversas de pintura e desenho. Já participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e salões de arte, por todo o Brasil, colhendo significativas premiações. Já participou do projeto Tudoaver em outros anos e também integrou a mostra livro/catálogo 100 artistas em comemoração ao centenário de Contagem.

Encontro com o artista / Vernissagem e lançamento do livro Soldas poéticas:

10 de agosto (sexta-feira), das 19:00 às 22:00

Exposição Abstração da Cor Carla Bernardes

Exposição: de 03 a 31 de agosto

Espaço das Artes do Big Shopping

Av. João César de Oliveira, 1275, Eldorado

Visitação: de segunda a sábado, das 10 às 22:00/domingo, das 11:00 às 22:00

A Exposição

“ABSTRAÇÃO DA COR” reúne pinturas em acrílica sobre tela da jovem artista Carla Bernardes. Essas abstrações partem da observação da natureza, para num processo de desconstrução das figuras e formas, elaborar composições cromáticas movimentadas e gestuais. Uma de suas referências é o pintor alemão Gerhard Richter, não por acaso um dos artistas remanescentes do “Expressionismo alemão”.

A Artista

CARLA BERNARDES iniciou sua formação de maneira autodidata. Teve o privilégio de ser também, nesse começo, uma das alunas do curso de iniciação às artes ministrado pelo saudoso professor Acácio Videira, na Casa da Cultura (ano de 1996). A artista é natural de Belo Horizonte, mas há muitos anos reside e trabalha em Contagem. Atualmente, está cursando artes visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, enquanto segue desenvolvendo seu trabalho focado na pintura.

Exposição Nossa História

MOVE CULTURA

NOSSA HISTÓRIA no museu e na fotografia

Fotografias

Exposição: de 01 a 16 de agosto de 2017

Galeria da Prefeitura de Contagem

Pça Pres. Tancredo Neves, 200, Camilo Alves

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00

O Projeto Nossa História foi desenvolvido com o público da melhoridade, moradores da Regional Industrial, em Contagem. O Objetivo é reforçar os laços de pertencimento e identidade dos participantes com a cidade, por meio de metodologias participativas e colaborativas. O projeto ofereceu durante os meses de abril a julho de 2017, aulas de Educação Patrimonial, curso de fotografia e visitas guiadas a comunidades tradicionais, museus e edificações tombadas. Todas as experiências foram registradas para a montagem dessa exposição. São 70 fotos impressas digitalmente no tamanho A3.

MOVE CULTURA é uma organização não governamental, constituída em forma de

sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos e de caráter sociocultural. Somos movidos pelo desafio de promover a diversidade cultural, como vetor capaz de impulsionar o desenvolvimento, a inclusão social e a cidadania. Nossa missão é proporcionar através da cultura, momentos de integração, entretenimento e reflexão, contribuindo para a formação de jovens, adultos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social, a fim de torná-los multiplicadores das ações promovidas pela entidade.

ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU HISTÓRICO DE CONTAGEM

CONTAGEM Registros da memória

Imagens fotográficas impressas

Exposição: de 17 a 31 de agosto de 2017

Galeria da Prefeitura de Contagem

Pça Pres. Tancredo Neves, 200, Camilo Alves

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00

 

Você pode querer ler

Mais quentes