Gestores de saúde de todo o Brasil se reúnem em Contagem para aperfeiçoar técnicas de atendimento domiciliar

By

Lucas Santos
Repórter

Contagem recebeu mais quinze gestores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre quarta e quinta-feira (18 e 19). A iniciativa do Ministério da Saúde é debater e aperfeiçoar o trabalho de atendimento domiciliar.
O Ministério da Saúde escolheu o município como sede do encontro pelo fato do Serviço de Atenção Domiciliar de Contagem ser referência em todo o país. O SAD – Contagem já recebeu prêmios do Ministério da Saúde.
A analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Débora Verdi, destacou que esse encontro busca a troca de vivências. “Contagem é destaque no SAD por isso trouxemos gestores de diversas partes do Brasil até o município para que possam trocar experiências”. Os profissionais de saúde visitaram o Complexo Hospitalar de Contagem, o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz e puderam conhecer, na prática, como funciona o atendimento aos pacientes em casa. A proposta foi apresentar a rede de saúde de Contagem, logística, fluxos e formas de encaminhamento e acolhimento dos pacientes.
A subsecretária de Assistência em Saúde, Kênia Carvalho ressaltou que Contagem está sempre de portas abertas para receber gestores de outras cidades. “A troca de experiência é fundamental para o fortalecimento do SUS”.
O superintendente de Urgência e Emergência, Flávio Luiz dos Santos, destacou que a rede do SUS Contagem está preparada para receber o SAD. “Fizemos uma integração com a atenção Básica e também com o Hospital. Nosso objetivo é acompanhar o paciente ao longo de todo o seu ciclo de vida”.
Ao final das visitas, os gestores debateram o que pode ser aplicado e aperfeiçoado em suas cidades.
A gestora do SAD da cidade de Santos, em São Paulo, Rúbia Valente, não escondeu a satisfação de conhecer o trabalho realizado em Contagem. “Conhecer a realidade é sempre bom para que possamos trabalhar em nosso município o que aprendemos aqui.
O diretor do SAD Contagem, Erivelton Carvalho, resumiu o encontro. “É um reconhecimento de um trabalho executado há algum tempo. Reconhecimento de um trabalho bem feito”.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem O SAD Contagem beneficia 2.300 pacientes. O
serviço no município é referência nacional devido ao amplo atendimento e criação de equipes especializadas, como pediatria, ortopedia e cuidados paliativos.
O objetivo do serviço é atender pessoas que necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade.
Equipes do SAD Desde fevereiro de 2019, o município passou a
contar com sete equipes, que é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem.
Além disso, Contagem conta com três Equipes de Apoio (EMAP). A EMAP é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais,
fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutricionista e cirurgião-dentista.
Gestores de saúde de todo o Brasil se reúnem em Contagem
para aperfeiçoar técnicas de atendimento domiciliar
A Prefeitura de Contagem vem realizando as mais diversas obras e intervenções em vilas e bairros das 8 regionais de Contagem. São obras de saneamento, drenagem, pavimentação, limpeza urbana, mobilidade, iluminação pública e construção de meios-fios. Além de beneficiar toda a cidade, elimina antigas demandas da população,
levando dignidade e mais conforto, principalmente às regiões mais carentes da cidade.

Você pode querer ler

Mais quentes