Guarda Civil supera 12 mil ocorrências contra a Coronavírus

By

Fotos/vídeos: Elias Ramos

Guarda Civil registra média diária de 240 ocorrências de fiscalização contra o Coronavírus, superando 12 mil em 50 dias

Nesta segunda (11 de maio) foram feitas abordagens em ônibus e estabelecimentos do centro comercial do Eldorado

Na manhã desta segunda-feira (11 de maio), a Guarda Municipal de Contagem (GCC) fez novas abordagens em ônibus do transporte coletivo e estabelecimentos comerciais ao longo da avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado. Desde 21 de março foram registradas 12.053 ocorrências relativas à Covid-19. Foram 6.407 ações preventivas, 3.493 estabelecimentos comerciais fechados e 2.064 intervenções relativas a aglomerações de pessoas, com aplicação de 84 multas e cinco prisões.
Desde os primeiros decretos municipais com novas regras para o funcionamento do comércio e a suspensão de algumas atividades, a Guarda Civil vem fazendo operações nos centros comerciais em toda a cidade para orientações sobre as medidas, contra aglomerações de pessoas e para distribuição de máscaras a pedestres, acessório cujo uso se tornou obrigatório.
De acordo com o Decreto nº 1.527, ficam suspensas as atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas em razão da Situação de Emergência em Saúde Pública, como casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; boates, danceterias e salões de dança; casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas; cinemas e teatros; clubes de serviço e de lazer; academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; clínicas de estética e salões de beleza; parques de diversão, de lazer, recreação e temáticos; bares, restaurantes e lanchonetes; e velórios públicos e privados.
Estabelecimentos com autorização para funcionar precisam seguir as medidas de restrição de acesso, oferecer álcool em gel aos clientes, exigir uso de máscaras por todos os funcionários e clientes e disponibilizar um funcionário para organização das filas, garantindo a distância mínima entre as pessoas, como explica o comandante da GCC, Levi Sampaio.
Segundo ele, devido ao rigor da fiscalização e maior conscientização, o número de denúncias diminuiu. “Nossa média é de 50 atendimentos por dia e eram 400 do início da pandemia. Os comerciantes se adequaram e a Guarda tem atuado todos os dias”, afirma o comandante.
Abordagem
Nesta terça, Denise Brito Moraes andava pela João César de Oliveira sem portar a máscara quando foi abordada por um agente da Guarda. Ela estava com o acessório dentro da bolsa e argumentou que não sabia que o uso era obrigatório desde o mês passado em Contagem. “A abordagem foi super tranquila, foram muito educados. Estão fazendo a parte deles e eu vou fazer a minha, passando a usar a máscara”, garante.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde em 10 de maio, foram notificados em Contagem 5.059 casos da Covid-19, com 64 confirmações, 3 óbitos em investigação e 3 confirmados.

Você pode querer ler

Mais quentes