Lançada Frente Parlamentar Minas China

By

Iniciativa tem como objetivo estreitar os laços comerciais entre o Estado e o país asiático

Foi lançada, na manhã desta terça-feira (18/8/20), a Frente Parlamentar Minas China. O objetivo é fortalecer a relação entre o Estado e o país asiático. O presidente da frente é o deputado Glaycon Franco (PV) e o vice, o deputado Thiago Cota (MDB).

O lançamento, realizado on-line, reuniu empresários mineiros e chineses, além de políticos. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), por meio de vídeo, enfatizou a relevância da frente parlamentar. “São 47 parlamentares desta Casa com 17 partidos representados, o que mostra a capilaridade e a força deste trabalho junto à ALMG”, disse.

Ele acrescentou que a iniciativa mostra que a Assembleia Legislativa quer se dedicar à relação entre Minas e a China. “O mercado chinês é responsável por cerca de 30% de tudo o que é exportado do nosso Estado”, ressaltou, lembrando que o país asiático é o principal parceiro comercial de Minas.

O deputado Glaycon Franco, que também é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, defendeu a criação de um escritório de negócios na China, o que deve fortalecer a parceria comercial com o Estado. “Nós temos que mostrar para a China as nossas riquezas, os nossos polos produtivos e produtos genuínos”, disse.

Também participaram do evento a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) e os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Virgílio Guimarães (PT).

Conexão – A iniciativa faz parte do evento Conexão Minas China. Trata-se da primeira semana da China em Minas, em razão da comemoração do Dia da Imigração Chinesa no Brasil (15 de agosto).

Até esta quinta (20), o evento, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Minas China via plataformas digitais, conta com programação que inclui debates, reuniões estratégicas e lançamentos. A iniciativa é dirigida a empresários, lideranças políticas, estudantes e professores dos cursos de economia, direito, relações internacionais e comércio exterior.

O Fórum, que atua há três anos pelo fortalecimento das relações comerciais e de amizade entre o Estado e a China, tem pautado as autoridades mineiras em relação a demandas e oportunidades existentes nesta relação bilateral.

Você pode querer ler

Mais quentes