Música que faz bem: Orquestra Jovem Gerais se apresenta na quarta edição do “Cultura na Câmara”

By

Por Lorena Carazza*

O projeto Cultura na Câmara do mês de junho trouxe uma atração que comove, não só pelo som harmonioso dos instrumentos, mas pela transformação que ela representa na vida de mais de 1.500 jovens.

Trata-se da Orquestra Jovem Gerais, uma ONG que há 20 anos transforma a vida de jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Idealizada e coordenada pelos músicos Renato Almeida e Roseane Reis, a orquestra usa a educação musical como forma de inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais a eles.

Atualmente, 250 jovens frequentam as aulas de música e instrumentos da orquestra, que já fez mais de 400 apresentações, somando incríveis 240 mil espectadores. Gabriel Colombini, de 19 anos, está há nove anos na orquestra. Ingressou como estudante de flauta doce e, depois, passou para o violino, instrumento que toca hoje nas apresentações da Orquestra Jovem Gerais.

Gabriel é exemplo da transformação social que o projeto representa. De família simples, já conheceu treze países, tocando com a orquestra. “Oportunidade que muitas pessoas não têm e que eu não podia imaginar ter”, conta. Hoje, cursando faculdade de Relações Internacionais, Gabriel também trabalha na ONG. “Eu pretendo continuar no projeto e ver os sonhos de outras pessoas sendo realizados”, finaliza.

A apresentação da Orquestra Jovem Gerais aconteceu no plenário, na manhã desta terça-feira (06/06), antes do início da reunião ordinária. Esta foi a quarta apresentação dentro do Projeto “Cultura na Câmara”, iniciado em fevereiro deste ano e que pretende trazer para dentro da Casa do Legislativo manifestações culturais das mais diversas naturezas.

Ao final da apresentação, os jovens receberam um certifica do de participação das mãos do presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), do primeiro secretário, vereador Capitão Fontes (PMDB) e do vereador Teteco (PMDB). “Eles deixaram nossa manhã muito mais bonita”, disse Daniel.

Quem tiver interesse em participar das apresentações mensais do “Cultura Na Câmara” pode entrar em contato pelo telefone 3359-8722.

  • Confira aqui a galeria de fotos da apresentação da Orquestra Jovem Gerais.

 

Orquestra Jovem das Gerais

Rua Dinamarca, 40 – Glória – Contagem
(31) 3398-6457
web@orquestrajovemdasgerais.org

*Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Contagem

Fotos; Samuel Junio Tomaz

Você pode querer ler

Mais quentes