Os perigos de atravessar em zonas alagadas com automóveis neste período de fortes chuvas

By

Nos primeiros meses do ano, o qual as fortes chuvas são recorrentes em todo o estado de Minas Gerais, é comum vermos cenas de enchentes em diversas regiões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês deve ser temperaturas ligeiramente acima da média, e o volume da chuva não deve sair do que já está previsto.

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a Região Centro-Sul de Belo Horizonte recebeu mais chuva do que o esperado para todo o mês na cidade inteira. Ainda de acordo com o Inmet, a média histórica do período para a capital é de 181,4 mm. Em 72 horas, choveu 234,6 mm na Região Centro-Sul, o que corresponde a 129,3% do esperado.

A Inmet vem emitindo comunicados diários de possíveis alertas para a população sobre o risco de inundação e alagamento nas principais regiões do Estado. Ainda de acordo com o boletim da instituição, há possibilidade de chuvas fortes nas regiões Norte, Noroeste e Leste de Minas Gerais.

Com o forte volume, toda a população é prejudicada e quem transita pelas vias, corre um risco ainda maior para quem circula de carro. Quando a água em excesso entra nos automóveis, diversos equipamentos podem ser comprometidos. Sistema de admissão de ar, motor e componentes elétricos, pois os veículos não foram projetados para essas situações.

Para o professor de Engenharia Mecânica da Pitágoras de Governador Valadares, Lucas Pereira Soares, a travessia deve ser realizada em último caso e se “a altura da água estiver abaixo do meio da roda do carro”. Ele também alerta que os carros não devem ser usados nessas situações, pois apesar do fator tecnológico, muitos componentes não são à prova d´água”, informa Lucas.

Dentro deste contexto, o professor que também é coordenador do curso de Engenharia Mecânica cita que os prejuízos com a passagem do carro dentro de enchentes, podem ser irreversíveis, colocando em risco a saúde do veículo. Isso pode vir a ocasionar a perda total do automóvel. Breno também cita que até mesmo veículos grandes e 4×4 como jipes, não devem arriscar o trânsito por essas zonas.

Outro ponto importante citado por Lucas é que com a travessia em zonas alagadas, os motoristas estão colocando sua integridade em risco. “A visibilidade fica comprometida, buracos e obstáculos na via ficam escondidos e, se tiver outros veículos atravessando as ondas, podem elevar o nível da água. Então, o motorista só deve tomar essa decisão se não houver mesmo outra opção”, conclui.

Fonte: Lucas Pereira Soares – Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Pitágoras Governador Valadares.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

No fixed fees. buy viagra malaysia The tongue that also allows us to taste lets us form the words with the help of the lips and teeth, hits them to produce certain sounds.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode querer ler

Mais quentes