Portal do Projeto Brumadinho UFMG inaugura série de entrevistas sobre o trabalho em campo dos pesquisadores

By

“Fizemos campanhas debaixo de chuva, então às vezes acontecia de cair árvore na estrada, o carro atolar, a equipe não conseguir se deslocar. São imprevistos até previsíveis, porque o campo tem disso”, contou o professor Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, coordenador do Subprojeto 05 – Coleta de Animais da Fauna em Áreas de Mata na Bacia do Rio Paraopeba para Análise Toxicológica.

Os entrevistados também abordarão as questões éticas que envolvem essa etapa da pesquisa, além de descrever como a pandemia de covid-19 afetou o planejamento e quais medidas estão sendo tomadas para proteger todos os envolvidos. “Todo tipo de coleta implica em um contato maior com o ambiente, então ela deve seguir um conjunto já estruturado de normas para garantir que ela seja feita da melhor maneira possível”, explica o professor Max Paulo Pereira, coordenador técnico do Subprojeto 60, que realiza o zoneamento ambiental produtivo das Sub-bacias do Ribeirão Ferro – Carvão.

A série de entrevistas e outros conteúdos relacionados às pesquisas sobre o rompimento da barragem podem ser acompanhados no Portal do Projeto Brumadinho UFMG: www.projetobrumadinho.ufmg.br.

Você pode querer ler

Mais quentes