Prefeitura realiza o desassoreamento do Córrego Bom Jesus

By

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, através das equipes de Manutenção e Limpeza Urbana, está realizando o desassoreamento do Córrego do Bom Jesus, localizado no bairro Bom Jesus, regional Nacional.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Professor Wagner Donato, esteve juntamente com representantes do legislativo municipal e lideranças locais, vistoriando o andamento da obra. “Nós estamos fazendo a intervenção e recuperação de uma área degradada, que vai beneficiar diretamente aos moradores do entorno. As enchentes e inundações que aconteciam aqui frequentemente, trazendo grande prejuízo aos moradores, nós acreditamos que, a partir de agora, deixarão de acontecer. E não é somente essa intervenção, nós vamos continuar fazendo um monitoramento permanente da área. É importante deixar registrado que quando o poder público e a comunidade caminham juntos, as soluções surgem.” explicou o secretário Wagner, que agradeceu a presença de membros do legislativo municipal.

O desassoreamento, que era uma demanda antiga da população, está sendo realizado em um trecho de cerca de 300 metros do córrego, atendendo a todos os parâmetros legais em respeito ao meio ambiente. As ações que estão sendo executadas são: a limpeza da margem do curso d’água, a manutenção da rede de drenagem, o cercamento de Área de Preservação Permanente e o cadastro e a preservação das nascentes no entorno.

“Estamos com um sentimento de alívio. Nós nunca tivemos uma obra dessa aqui, é a primeira vez que a Prefeitura vem e pega firme conosco. Quando vimos às máquinas chegando foi uma sensação muito boa, estamos esperando uma obra dessas há muito tempo.”, comemorou a moradora Sheyla Alves Lemos. Para o morador Roniltom Mendes Sousa, é um sonho a realização da obra. “É uma sensação imensurável ver essa obra sendo executada. É muito difícil, todos os anos sofrer com as enchentes, e agora a ver tudo isso acontecendo é a realização de um sonho.”, disse Roniltom.

Texto: Luiz Carlos Silva

Você pode querer ler

Mais quentes