PRIMEIRA FORMATURA DO GRUPO GUARD DA GUARDA CIVIL DE CONTAGEM

By

A formatura será sábado agora, 23 de novembro de 2019

O Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), projeto da Guarda Civil de Contagem, fará a primeira formatura na Escola Municipal José Ovídio Guerra, neste sábado (23).

O GUARD é um programa educacional que trabalha para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso indevido e abusivo de drogas, prevenção da violência escolar e bullying. Por meio de dez encontros, os estudantes se envolvem com temas atuais, em uma análise crítica das influências presentes no mundo moderno, por meio de palestras, teatros e dinâmicas, com uma formatura no final de todo o processo.

Os dez encontros são:
1° Encontro – Apresentação da Guarda Civil de Contagem;
2° Encontro – Abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os direitos e deveres;
3° Encontro – Pressão de grupo, as influências culturais e modernas da sociedade na escola;
4° Encontro – Pressão da mídia, propagandas, conteúdos e informações contemporâneas que formam opiniões;
5° Encontro – Estudo das drogas lícitas e ilícitas, as reações no organismo e o que prevê a lei;
6° Encontro – Bullying e Cyberbullying nas escolas;
7° Encontro – Primeiros socorros;
8° Encontro – Valorização da família e da autoestima;
9° Encontro – Passeio nas instalações do Comando da Guarda Civil de Contagem;
10° Encontro – Formatura com entrega de diplomas, com a apresentação dos alunos às famílias da canção do Guard em libras.

Antes de iniciar o GUARD em uma escola, os guardas civis do GUARD se reúnem com as famílias dos alunos, momento em que são levantadas as informações sobre a escola, os desafios e conflitos da comunidade local que serão abordados nos temas dos encontros.

A Guarda promove a paz e o convívio harmônico na comunidade escolar, explica o Comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi de Souza Sampaio. “O trabalho nas escolas executado pelos guardas civis tem aliado dois direitos fundamentais para as pessoas viverem em sociedade, a segurança e a educação. A presença do guarda que, além de capacidades técnicas tem experiências de vida, serve de exemplo para a criança ou adolescente. Os alunos são aconselhados e criam uma boa relação com a instituição que procura, antes de tudo, o convívio social pacífico entre os munícipes”, disse o Comandante Levi Sampaio.

Por volta das 08h30, os meninos chegaram e foram recepcionados por guardas civis do projeto. Foi hasteado o pavilhão nacional, as bandeiras de Minas Gerais e Contagem. Todos, em posição de respeito, conforme aprendem nas escolas, entoaram o Hino Nacional e o de Contagem, com a Banda de Música da Guarda Civil de Contagem.

Depois, iniciaram a caminhada pelo CIDS. Passaram pelas salas do Comado, Diretoria Operacional, Comunicação Social, Monitoramento, Logística e Canil. Por fim, foram para a piscina, quando a festa começou. A criançada se refrescou, pulou e gritou debaixo do sol quente desta manhã.

O GUARD tem sido muito importante para as famílias de Contagem, comentou o Supervisor da Gerência de Proteção Escolar, Arlindo Júnior Pereira de Almeida. “O GUARD da Guarda Civil de Contagem é um dos maiores projetos de prevenção ao uso abusivo de drogas. Um projeto que une a família, no contexto de maior diversidade social que é a escola. Participar deste projeto é uma honra. Parabéns aos guardas civis e a todos que se esforçam na participação, que entendem a grande importância de um trabalho social como o GUARD”, disse o Supervisor Arlindo.

Você pode querer ler

Mais quentes