Procon Contagem bate recorde de atendimento em 2019

By

Repórter:

Mais de 12 mil atendimentos foram contabilizados no último ano (2019) pelo Procon Contagem, em sua sede no bairro Eldorado, Com este número, o órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania comprova que vem ganhando credibilidade junto ao consumidor. Numa comparação entre os três primeiros anos desta gestão é possível verificar que os atendimentos apresentam um linha ascendente, demonstrando a eficácia do órgão na resolução de conflitos e dúvidas na relação entre consumidor e fornecedor. Em relação ao posto do Procon no Shopping Contagem, não foi possível realizar um balanço dos atendimentos uma vez que estes foram iniciados em 2019. 

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, os números mostram a confiança que a população sente pelo Procon. “São dados significativos para o município. Isso é um sinal que o órgão de defesa do consumidor está cumprindo o seu papel: que é o de defender o consumidor quando ele esta fragilizado. O objetivo do trabalho do Procon é estabelecer uma relação de equilíbrio entre quem vende e quem compra, fortalecendo o direito do consumidor como uma das portas de solidificação da cidadania”, salientou Lino. 

A superintendente do ProconRariucha Amarante, destacou que os números apurados é fruto de um trabalho árduo de divulgação e atendimentos resolutivos realizados pelo órgão durante esses três anos. “Para nós, equipe do Procon, é gratificante ver que o consumidor sente confiança no órgão de Contagem. Esses números que crescem a cada ano é resultado de uma Prefeitura que reforça e preocupa com o direito do consumidor, e o contagense percebe isso, pois o Procon tem um grau muito bom de resolutividade pelas demandas apresentadas. É importante que o cidadão tenha conhecimento dos seus direitos e deveres”, afirma.  

Confira os dados dos 3 últimos anos: 

ATENDIMENTOS  PROCON 
Ano  Atend. Preliminar  CIP  Audiência  TOTAL 
Atendimentos  Porcentagem  Atendimentos  Porcentagem  Atendimentos  Porcentagem  Atendimentos  Porcentagem 
2017  9981  93%  644  6%  158  1%  10783  100% 
2018  10388  97%  261  2%  55  1%  10704  100% 
2019  12062  97%  212  2%  103  1%  12377  100% 

Documentos necessários para atendimento: 

O consumidor deve apresentar no momento do atendimento os seguintes documentos físicos: 

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço recente, dos últimos 90 dias, de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
  • Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço (os) da assistência técnica, fatura boleto, contrato e etc.).  

Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão sem necessidade de autenticação em cartório. 

Procon Contagem

Telefone: 151/ 3398-3434 / 3392-7328 

Pontos de atendimento do Procon: 

  • Sede:

Endereço: avenida  José Faria da Rocha, 1016, Eldorado 

Horário de funcionamento: 8h às 16h. 

  • Shopping Contagem :

Endereço: 3 piso – “Prefeitura aqui” – avenida Severino Ballesteros, 850 – Cabral. 

Horário de funcionamento: 10h às 14h e 15h às 19h 

Você pode querer ler

Mais quentes