Professoras da Enfermagem UFMG capacitam profissionais do HC que lidam com a Covid-19

By

Treinamento contempla realização de videoaulas com abordagens teóricas, além de revisão de instruções técnicas de trabalho

 

Profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh iniciaram, nesta semana, atividades de capacitação e atualização para melhor enfrentarem os desafios impostos pela Covid-19. A iniciativa, abrigada no projeto Ações de capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas em tempos de pandemia, é coordenada pela professora Juliana de Oliveira Marcatto, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, e pela enfermeira Thais Oliveira Gomes, responsável pela educação permanente do Hospital das Clínicas.

O projeto contempla a realização de videoaulas com abordagens teóricas e demonstração técnica das atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem, a atualização dos processos institucionais de trabalho e a colaboração com o processo de revisão e atualização de instruções técnicas de trabalho do Hospital das Clínicas.

De acordo com a professora Juliana Marcatto, a Divisão de Enfermagem (Dive), do Hospital das Clínicas, solicitou apoio da Escola de Enfermagem para a produção de videoaulas que abrangerão revisão teórica de alguns temas, e aspectos relacionados à legislação, com destaque às especificidades de cuidados em atendimentos de pacientes suspeitos ou com diagnóstico  confirmado da Covid-19.

Inicialmente serão trabalhadas nove temáticas: Aspiração de vias aéreas em sistema aberto e fechado; Monitorização invasiva e não invasiva, Suporte hemodinâmico e drogas vasoativas, Bundles de prevenção de infecção relacionada à assistência em saúde, Punção e manuseio do cateter periférico, Balanço hídrico, Cuidados com a terapia nutricional, Administração segura de medicamentos e Uso de bomba de infusão.

Além disso, o material produzido será encaminhado à Divisão de Enfermagem do Hospital e posteriormente para a equipe de comunicação para divulgação na intranet do hospital. Todos os pontos revisados serão repassados à coordenação de Instruções Técnicas de Trabalho (ITT) para atualização dos conteúdos.

Protocolos ajustados

“Considerando o cenário de pandemia decorrente da disseminação mundial do coronavírus, o Hospital das Clínicas, assim como todas as unidades de saúde, precisou criar fluxos de atendimento, ajustar protocolos e atuar no âmbito da gestão de pessoas para possibilitar a assistência qualificada por meio de remanejamentos internos. Capacitar a equipe de saúde significa melhorar o atendimento ao paciente e aumentar sua chance de recuperação. Esperamos que o projeto possa auxiliar os profissionais de enfermagem a realizar o trabalho com base na melhor evidência e atender às demandas de capacitação no contexto da pandemia”, afirma Juliana Marcatto.

Além da professora Juliana, o projeto conta com a participação das professoras Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Silmar Maria da Silva, Tânia Couto Machado Chianca, Meiriele Tavares Araújo, Eunice Francisca Martins, Palloma Fernandes Estanislau Vaz Ventura; Thais Oliveira Gomes, enfermeira responsável pela educação permanente, e Isadora Leopoldino, enfermeira responsável pelas Instruções Técnicas de Trabalho do HC-UFMG.

 

Você pode querer ler

Mais quentes