Profissionais da Saúde intensificam ações em vilas atingidas pelas chuvas

By

Moradores de oito vilas receberam hipoclorito de sódio para ajudar na limpeza e aqueles que tiveram contato com as inundações receberam vacinas contra Hepatite A e Tétano

Repórter:  – Foto: Adelcio R Barbosa

Nas últimas semanas,  agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde percorreram as oito vilas da região Industrial afetadas pelas chuvas. Os profissionais distribuíram hipoclorito de sódio para os moradores. O produto é usado frequentemente como desinfetante e como agente alvejante.  Os agentes deram dicas como utilizar o produto na limpeza da casa e de alimentos e frutas. Também conversaram com os moradores, orientando-os sobre os cuidados que eles precisam após contato com as inundações/águas da chuva.

A diretora do Distrito Sanitário Industrial, Kelly Jordane, informou que foram entregues três mil litros de hipoclorito para as vilas da Paz, Pedreira Santa Rita, Itaú, Barraginha, São Paulo, Sapolândia, Boldrine  e Frigodiniz. “Os moradores ficaram surpresos e felizes com essa ação da Secretaria de Saúde. Tivemos um bom retorno da população, não só pela entrega do hipoclorito, mas pelo trabalho intenso dos agentes e pela iniciativa de realizar a vacinação, afastando a possibilidade dos moradores contrariem alguma doença”, destacou Jordane.

Vacinação

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou força-tarefa para imunizar pessoas que tiveram contato com inundações no município. Estão sendo aplicadas vacinas contra Hepatite A e Tétano. Contagem adotou a estratégia de realizar busca ativa das pessoas que foram afetadas, utilizando como referência a listagem feita pela Defesa Civil do município, que cadastrou todas as famílias atingidas.

A expectativa é atender todas as pessoas que tiveram contato direto com as inundações. A Secretaria de Saúde do Estado enviou mais de 2.400 doses para o município. O estoque será reposto de acordo com a solicitação municipal.

Você pode querer ler

Mais quentes