QUER EMAGRECER?

By

Flavio Lopes
Educador Físico

Vamos falar a verdade: para a maioria das pessoas, emagrecer não é nada fácil!
Teoricamente é só fazer um balanço calórico negativo. Ou seja: gastar mais calorias do que ingerir.
Nosso corpo gasta uma quantidade mínima de calorias para manter as funções vitais em repouso. Mesmo dormindo, gastamos calorias e estas são usadas na respiração, na digestão, no movimento de contração e relaxamento do coração etc. É a chamada taxa de metabolismo basal (TMB).
O valor desta taxa é influenciada por uma série de fatores: sexo, idade, peso, altura, tipo e frequência de atividade física. E ainda, pela composição
corporal do indivíduo: quem tem um percentual de gordura baixo, tem uma taxa de metabolismo basal maior do que quem tem um percentual de gordura alto.
No mercado existem equipamentos que medem esta taxa.
Para fazer um balanço calórico negativo (gastar mais que ingerir), você tem que colocar no cálculo a taxa de metabolismo basal.
Vamos supor que uma pessoa consuma 2000 calorias por dia e que sua taxa de metabolismo basal seja 1500 calorias. Neste caso, ela está ficando com um “crédito” de 500 calorias/dia. Portanto, vai engordar.
Se ela passar a fazer uma atividade física que gaste 500 calorias, vai equilibrar. Não vai engordar, mas também não vai emagrecer.
Mas se além de fazer essa atividade física, ela fizer uma dieta, passando a ingerir 1200 calorias (e não mais 2000), vai emagrecer.
Afinal, vai passar a ingerir 1200 e gastar 2000 calorias.
É o balanço calórico negativo, pois vais gastar 800 calorias a mais do que ingerir.
Além disto, é importante escolher bem o que come. Não é só contar calorias. É também escolher os alimentos mais saudáveis para o seu corpo.
Escolher uma atividade física que você gosta também é importante, pois fica mais fácil de manter a frequência.
É possível emagrecer só com dieta, sem fazer atividade física, porém corre o risco de você perder massa muscular, o que não é interessante. Enquanto
que fazendo atividade física, este risco é bem menor.
Se quiser emagrecer de forma saudável, busque orientação profissional. Um nutricionista lhe passará uma dieta adequada as suas necessidades, assim
como um educador físico lhe ajudará a escolher a atividade mais adequada.
Será um excelente investimento para sua saúde!

Você pode querer ler

Mais quentes