Rondas coíbem aglomerações e orientam proprietários de bares e restaurantes

By

Mais de 128 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados nos últimos quatros dias (25, 26, 27 e 28/02) durante a Patrulha Pacto pela Vida. A operação vem intensificando as rondas para coibir situações de desrespeito às regras e aglomerações que podem levar ao agravamento dos casos de covid-19.

Do total de locais monitorados pela operação, três foram interditados, cinco multados e 22 notificados. Dois eventos clandestinos, nos quais havia um público superior a 100 pessoas, foram desmobilizados. A cada fiscalização, os proprietários e clientes são informados a adotarem os protocolos sanitários de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

A operação é realizada semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras e aos sábados e domingos, dias em que bares e restaurantes podem funcionar até às 23h, conforme o Decreto 004/21. “Se o estabelecimento ultrapassar o horário limite e / ou não cumprir as normas, a patrulha tem total respaldo para agir com rigor, evitando a adoção de uma medida mais severa que pode levar ao fechamento do comércio. A corresponsabilidade deve ser todos”, ponderou o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz.

Os estabelecimentos são incluídos na rota de fiscalização a partir de denúncias pelo 153 e 190, pelas ouvidorias do Ministério Público, Corregedoria da Guarda Civil ou da Prefeitura. A fiscalização direciona suas operações para aqueles locais onde há um maior número de reclamações e, também, para festas divulgadas em redes sociais.

A Patrulha Pacto pela Vida é composta por equipes da Guarda Civil de Contagem, Polícia Militar, fiscais de Postura, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. A operação tem como objetivo conscientizar o comércio, incentivando-o a aderir ao Pacto pela Vida e a seguir as novas regras estabelecidas pelo Decreto 004/21 e os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

A patrulha percorre pontos comerciais em todas as regiões da cidade, inclusive, aqueles com reiteradas violações às regras. Além de bares e restaurantes, a operação fiscaliza casas de shows, distribuidoras de bebidas e eventos irregulares na cidade.

Pacto pela Vida

O Pacto pela Vida é um plano para preservar a saúde da população e manter o comércio funcionando. Suas diretrizes foram construídas através do diálogo entre a Prefeitura de Contagem, a Câmara Municipal de Contagem, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e mais de 200 lideranças empresariais, comerciais, industriais e religiosas. O Plano norteou a publicação dos decretos, a realização de campanha educativa, além de ações como a Patrulha Pacto pela Vida.

Repórter Carol Cunha

Foto: Divulgação

Você pode querer ler

Mais quentes