SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

By

Por Flavio Lopes
Educador Físico

Começo essa coluna com uma pergunta:

Porque será que mesmo sabendo dos benefícios que a atividade física proporciona, tão pouca gente pratica?

Não é novidade que a atividade física feita com regularidade, previne uma série de doenças, auxilia no sono, melhora o condicionamento físico, emagrece, socializa, eleva a alto-estima etc.

E mesmo assim, muita gente a deixa de lado.

Um estudo recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que mais da metade da nossa população, em idade adulta, não pratica atividade física. E para piorar, o Brasil lidera a lista de nações sedentárias da América latina!

Estes dados são alarmantes!

E será que as crianças e adolescentes estão numa situação melhor?

Por falta de espaços, de segurança e, muitas vezes, comodidade dos pais, nossos filhos já não se exercitam. É mais cômodo deixa-losno apartamento com seus videogames e smartphones…

Desta forma, os pais estão ajudando a desenvolver o sedentarismo. Com ele, o aparecimento precoce de doenças.

Temos que pensar na atividade física enquanto prevenção. Não esperar virar tratamento.

E para tal, duas palavras são fundamentais: ATITUDE e DISCIPLINA!

Não adianta ficar só nas promessas. Não tem que esperar a segunda-feira para começar. Muito menos condições ideais. Deixe as desculpas de lado. Sem essa de: o sol está quente, está fazendo frio, vai chover,estou cansado, não tenho tempo…

Quem quer faz! Então tenha a ATITUDE de começar logo e a DISCIPLINA para permanecer. Sem se sabotar, sem arrumar desculpas. Não espere aquela vontade louca de fazer atividade física para começar. Ela só virá com o tempo. Aí deixará de ser sacrifício (para muitas pessoas), para virar hábito de vida. Encare a atividade física como um dos seus compromissos inadiáveis. Fazendo assim, ganhará em saúde e qualidade de vida.
E sua família lhe agradecerá por isto!

Você pode querer ler

Mais quentes