Serviço de Saúde inovador em Contagem auxilia pacientes com covid-19

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Repórter:  – Foto: Adelcio R Barbosa

Desde a criação do serviço de telemonitoramento, mais de 2500 pessoas foram assistidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Contagem). O telemonitoramento foi implantado no dia 19 de abril. O acompanhamento via telefone  é realizado após avaliação e notificação dos pacientes pela rede de saúde como casos suspeitos da covid-19 e que estão em isolamento domiciliar.

Ao todo, oito profissionais da saúde monitoram diariamente  cerca de 150 pacientes confinados nas suas residências. Atualmente, mais de 800 pacientes são monitorados pelo serviço que funciona no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz.

Segundo a gestora do CCE Iria Diniz, Delzira de Oliveira, o usuário sintomático que procura algum dos serviços de saúde (CCE Ressaca, UPAs, Complexo Hospitalar, UBS) são atendidos e orientados quanto aos isolamento. O serviço cadastra o paciente no telemonitoramento via sistema interligado para a rede.“A equipe do CCE Iria Diniz acessa a planilha todos os dias pela manhã, incluem os novos pacientes referendados pelos equipamentos públicos já citados e os médicos ligam para cada paciente”, destacou Delzira.

Este procedimento acontece de 48 em 48 horas e se repete até o 14°dia de sintoma, quando caso não ocorra nenhum agravo do quadro, o paciente recebe alta.

Projeto foi aprovado pelos pacientes

Delzira ressaltou que a experiência tem sido muito exitosa. “Os paciente estão em um momento frágil devido ao suposto quadro (ou confirmação) de COVID-19, eles relatam que durante todo o período em que se encontram isolados, sentem-se cuidados e isso auxilia a melhoria da doença”.

Fernando Augusto,  morador do Ressaca, deu positivo para Covid-19 em, os  Sintomas foram considerados graves,  como febre, falta de ar e tosse.Fernando foi acompanhado pelo serviço de Telemonitoramento.

A mãe de Fernando, Maria Luiza, que recebia as ligações do serviço e repassava os cuidados da equipe ao filho. Maria que fez essa ponte entre o filho e o telemonitoramento agradece a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Esse serviço (de telemonitoramento) foi muito importante para o meu filho, o quadro dele era sintomático e o apoio da equipe foi fundamental para a recuperação  dele em casa”, conclui Maria Luiza.

 

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