SigaBus completa um ano com 41 mil downloads e muitos serviços para os usuários do transporte coletivo

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Com o app, os passageiros têm acesso às informações de horários, itinerários e acompanhamento em tempo real dos coletivos municipais em circulação

Repórter:  – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (17/6), o aplicativo “SigaBus” completa um ano de lançamento. Gerenciado pela Autarquia de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), o recurso tecnológico foi desenvolvido para proporcionar mais conforto e agilidade no dia a dia dos usuários do transporte coletivo municipal. Disponível gratuitamente nas plataformas digitais, o app bateu a marca de 41.523 downloads na última quarta-feira, dia 10 de junho.

Com o “SigaBus”, os passageiros têm acesso às informações de horários, itinerários e acompanhamento em tempo real dos coletivos municipais em circulação. Ao abrir a aplicação, o usuário acessa o serviço de roteirização, digita o endereço de origem e de destino, em seguida o app informa, traça o caminho e qual linha embarcar. Nesse caso, se o usuário ativar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) do aparelho, o aplicativo faz a identificação do local de partida automaticamente.

Na opção “Entre em Contato”, os passageiros podem enviar sugestões e fazer reclamações. Já o botão “Pontos de Vendas”, informa os pontos de compra do Cartão Ótimo. Por meio do aplicativo, é possível também receber notícias e alertas sobre o transporte coletivo municipal enviados pela Transcon e favoritar linhas, rotas e pontos de embarque e desembarque.

O gerente de Operações de Transportes da Transcon, Wilson Junior, ressalta os benefícios do “SigaBus”. “O aplicativo visa garantir mais comodidade à população que utiliza o sistema transporte coletivo municipal. Por meio dele, os passageiros podem monitorar os horários e localização dos ônibus da linha desejada em tempo real. Isso diminui o tempo de espera dos usuários”, afirma.

Wilson explicou também como o “SigaBus” monitora as linhas de ônibus da Transcon. “Funciona com a reprodução dos dados dos veículos, que já estão com rastreador instalado e ativado. Depois é só baixar o app. O download pode ser feito nas lojas de aplicativos PlayStore para aparelhos que operam no sistema Android e AppleStore, do sistema IOS”, disse.

Acessibilidade

O “SigaBus” também é acessível para pessoas com deficiência visual. Pelas funções Talkback e VoiceOver, disponível nos smartphones Android e iOS, respectivamente, basta o usuário dar um toque duplo na tela que o aparelho informará em áudio o conteúdo do aplicativo. Outros serviços surgirão com as atualizações do aplicativo.

Versão Web

Disponível no Portal da Prefeitura, o “SigaBus Web”, versão para computadores do aplicativo “SigaBus”, oferece informações importantes das linhas municipais. No site, os passageiros podem conferir os itinerários, previsões e quadro de horários, pontos de embarque e desembarque, pontos de venda e recarga do Cartão Ótimo e monitoramento em tempo real.

A usabilidade é ágil e autoexplicativa. Basta selecionar a linha, o itinerário e o ponto que deseja. O sistema processa os dados e o mapa interativo indica a quantidade de veículos que estão circulando, onde estão e qual a estimativa de chegada no local solicitado.

Para utilizar esse serviço, o usuário de deve acessar o site da Prefeitura de Contagem e clicar na aba de acesso rápido “Horário de Ônibus / SigaBus Web”. (clique aqui) 

Gerenciamento

A Central de Monitoramento da Transcon é responsável pelo gerenciamento da operação das linhas municipais. Também fiscaliza o cumprimento dos quadros de horários e itinerários e registra as solicitações de passageiros. Qualquer usuário do transporte coletivo de Contagem que deseja reclamar, elogiar ou sugerir algo pode entrar em contato com a Central pelo telefone 118 (opção 2 e em seguida opção 1).

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