Transcon fiscaliza ações de higienização nos ônibus do transporte coletivo municipal

By

Equipes da autarquia estão acompanhando de perto o cumprimento das medidas preventivas de propagação do novo coronavírus

Repórter:  – Foto: Divulgação

No dia 20 de março, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) determinou, por meio de portaria, a intensificação na higienização de todos os veículos que compõem as 44 linhas do sistema de transporte coletivo municipal. Desde então, equipes de fiscalização têm visitado os pontos de controle das linhas, popularmente conhecidos como ponto final, e as garagens das empresas concessionárias para verificar o cumprimento das orientações dos órgãos de saúde no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Órgãos de referência no assunto, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), informam que o novo coronavírus se espalha principalmente pelo contato com uma pessoa infectada através de gotículas respiratórias geradas pela tosse ou espirro, que podem ser inaladas ou contaminar superfícies.

A gerente de Estudos e Planejamento de Transportes da Transcon, Wíssila Deotti, explicou que esta ação é uma entre vários os esforços que vêm sendo feitos pela  autarquia na prevenção a Covid-19. “Seguindo as recomendações da OMS, as empresas foram orientadas a reforçar a higienização e limpeza dos veículos, para que o transporte dos passageiros seja realizado de forma segura. Manter  ônibus limpos e esterilizar, após cada viagem, os pega-mãos, corrimãos, catracas, equipamentos de bilhetagem e demais superfícies onde há o constante contato são algumas das medidas preventivas para conter a propagação do novo vírus”, afirmou.

 

 

As empresas concessionárias também devem cumprir as seguintes ações sanitárias:

· Lavar os ônibus, interna e externamente, duas vezes ao dia;

· Deixar, sempre que possível, todas as janelas dos veículos abertas;

· Utilizar o sistema de ventilação aberta nos ônibus com ar-condicionado;

· Distribuição de álcool gel 70º para todos os operadores do sistema de transporte, conforme disponibilidade do produto;

· Motoristas lavarem as mãos e antebraço com água e sabão após cada viagem;

· Motoristas idosos, em grupo de risco ou com sintomas de Covid-19 ficam proibidos operar os veículos do sistema;

· Instruir motoristas sobre os meios de transmissão da doença, de forma a evitar a transmissão e o contágio pelo vírus, transformando-os em multiplicadores/disseminadores dessas informações aos demais colegas de trabalho e aos passageiros;

· Consultar fontes confiáveis e evitar notícias falsas (fake news).

Táxis e veículos escolares também devem atender as regras de intensificação de higienização.

As ações de fiscalização de cumprimento de horários, higienização e lotação dos coletivos que circulam em Contagem têm ocorrido todos os dias nos picos da manhã e da tarde. Os usuários podem solicitar o serviço no telefone 118, 02 e depois opção 01.

Orientação aos passageiros

A Transcon orienta que passageiros com mais de 60 anos, que façam parte de grupos de risco, ou estejam com sintomas da Convid-19 não utilizem o transporte coletivo. A autarquia também recomenda que todos os usuários deem preferência ao pagamento da tarifa via bilhete eletrônico (Cartão Ótimo) e evite o pagamento em dinheiro, um vetor comum para muitos vírus.

 

Você pode querer ler

Mais quentes