Transcon reduz circulação de ônibus fora dos horários de pico e intensifica higienização dos coletivos como medidas de contenção do Coronavírus

By

Repórter:  – Foto: Yuri Soares

Não haverá alteração nos horários de pico

As 44 linhas de ônibus do transporte coletivo de Contagem operam desde a última quinta-feira (19 de março) com Quadro de Horário de Dia Útil Atípico. Confira nos horários pelo Aplicativo SigaBus ou no Portal da Prefeitura (CLIQUE AQUI). Fica mantida a mesma quantidade de ônibus nos horários de pico (5h30 às 7h30 e 16h30 às 18h30).

A mudança é temporária e atende as regras estipuladas pela Prefeitura de Contagem para conter o avanço do Coronavírus. Com o distanciamento social, houve uma redução do número de passageiros nas linhas que circulam na cidade. Segundo o Departamento de Transportes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), de 16 a 18 de março houve queda de 20% na demanda de usuários do sistema municipal.

Com isso, a redução pontual nos horários entre picos não gera aglomeração ou interfere no conforto dos passageiros. Todavia, a equipe de operação da Transcon está atuando para evitar superlotação dos ônibus.

Orientação aos passageiros

A Transcon orienta que passageiros com mais de 60 anos ou que façam parte de grupos de risco utilizem o transporte coletivo apenas em situações extremamente necessárias. A autarquia recomenda que todos os usuários deem preferência ao pagamento da tarifa via bilhete eletrônico (Cartão Ótimo) CLIQUE AQUI – e evite o pagamento em dinheiro, um vetor comum para muitos vírus.

Ônibus mais limpos

Com o objetivo de evitar a propagação de vírus nos ônibus, assegurando as condições de saúde de passageiros e motoristas, a Transcon determinou a intensificação na higienização dos 298 veículos que compõe o sistema de transporte coletivo municipal.

Fica estabelecido:
– Desinfecção e limpeza de assentos, balaústres, pega-mãos e volante e marcha após cada viagem;
– Lavar os ônibus, interna e externamente, duas vezes ao dia;
– Deixar, sempre que possível, todas as janelas dos veículos abertas;
– Utilizar o sistema de ventilação aberta nos ônibus com ar-condicionado;
– Distribuição de álcool gel 70º para todos os operadores do sistema de transporte, conforme disponibilidade do produto;
– Motoristas lavarem as mãos e antebraço com água e sabão após cada viagem;
– Motoristas idosos, em grupo de risco ou com sintomas de Covid-19 ficam proibidos operar os veículos do sistema.

Táxis e veículos escolares também serão terão que atender as regras de intensificação da higienização.

Você pode querer ler

Mais quentes