UFMG e Senai fabricam álcool em gel para hospitais e outras instituições

By

Como parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, pesquisadores da UFMG e voluntários trabalham na fabricação de álcool em gel em laboratórios sediados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG).

Inicialmente, os professores Rochel Montero Lago e Vânya Pasa, do Departamento de Química, e Sônia Rocha, da Engenharia de Minas, oferecerão apoio técnico no processo de produção de cerca de três mil litros de álcool em gel com concentração de 70%. O produto será doado a hospitais públicos, asilos, creches e comunidades carentes.

O Senai arcará com os custos dos insumos e da produção. Nas dependências do Escalab – centro de escalonamento de tecnologias e modelagem de negócios, coordenado pelo professor Rochel Lago –, foi montado um reator com capacidade de produção de 400 litros por semana. “Desenvolvemos uma formulação com produto alternativo, porque o carbopol, normalmente utilizado, está em falta no mercado”, ressaltou o professor.

O Escalab é fruto de parceria entre a UFMG e o Senai. Sua missão é promover o início da produção industrial de novas tecnologias, por meio do escalonamento e aceleração de negócios. Foi criado em resposta à demanda por infraestrutura e conhecimento para levar à indústria e à sociedade as tecnologias produzidas nas universidades.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Química

Você pode querer ler

Mais quentes