Use Camisinha: não espere o carnaval para se proteger!

By

Contagem realiza, durante todo o ano, ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Repórter:  – Foto: Divulgação

No Carnaval é comum a realização de campanhas de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como Aids, HIV, Sífilis e Hepatites  B e C).  Em Contagem, as ações são lembradas e intensificadas neste período, porém vale lembrar que elas acontecem durante todo o ano.
As ações são realizadas no CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) do Programa IST/Aids e Hepatites Virais. Os centros oferece exames de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, gratuitamente. Além de distribuição de preservativos e materiais para campanhas em escolas, empresas entre outros.
Além dos dois CTAs, sendo um Centro de Consultas Especializadas  (CCE) Iria Diniz e outro no CCE Ressaca, Contagem vem desenvolvendo uma ação inovadora. Desde 2019, a Secretaria Municipal de Saúde treina médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde para realizarem aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites  B e C.
O  coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Teixeira, relata que, desde o início de 2020, já foram registrados nove casos de HIV e 20 de sífilis nos CTAs de Contagem. “A sífilis está alastrando pelo país, principalmente entre os jovens que se descuidam do uso do preservativo”, lamentou Paulo. Para ele, a população “se preocupa muito com o carnaval, mas a prevenção tem que ser realizada sempre”. No município, cerca de 2.081 pessoas estão em tratamento de alguma IST, das quais mais de 1.507 são portadoras de HIV.
Caso queira acessar o serviço, o usuário deve se dirigir ao CTA Iria Diniz (avenida João César de Oliveira 2889, Eldorado, telefones: 3198-7353 e 3198-7365) ou ao CTA Ressaca (rua Rodrigues da Cunha 480, bairro São Joaquim).

Você pode querer ler

Mais quentes