Vigilância Sanitária noturna retoma os trabalhos

By

O serviço volta a ser realizado em Contagem após uma década

A população, algumas vezes, desconhece a importância que a vigilância sanitária tem na saúde. Porém, seu papel  é fundamental quando se trata de saúde preventiva e o bem estar da população. Ciente disso, após mais de 10 anos sem fiscalização da vigilância sanitária noturna, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde retomou essa política pública.

A equipe visita bares, restaurantes, foodtrucks e trailers. Segundo o gestor da Vigilância em Saúde, Tércio de Sales Morais, “as visitas técnicas promovem fiscalização, atuação e orientação com o objetivo de avaliar a qualidade e conservação dos alimentos, se estão ou não compatíveis aos requisitos do Sistema Público de Saúde.”

 Vigilância em Saúde

Para debater as ações da vigilância no município, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promove no próximo sábado (22), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O tema da conferência será “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”.

Existem outros campos na saúde relacionados a vigilância em saúde. Além da sanitária, existe a vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, ambiental, imunização e zoonoses. Todas as vigilâncias estão relacionadas às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e ações adotadas para prevenção de doenças.

O evento, que será realizado na Uma-Contagem, é aberto para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.

As inscrições deverão ser feita no link: goo.gl/5cxs4z

 

1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Local: Una – Contagem

22 de julho (sábado) – 08:00 às 17:00 horas

Endereço: Av. João César de Oliveira, 5757

Você pode querer ler

Mais quentes