Principais tendências de Business Intelligence para 2022

O Big Data e a Inteligência Artificial tendem a ser mais explorados no próximo ano
Segundo números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, mostrando crescimento de 5,2%, mesmo em um cenário de economia conturbada por conta da pandemia.

O que se espera a partir dessa análise é o crescimento deste mercado já que empresas têm concentrado os seus esforços cada vez mais na transformação digital e em alternativas mais inteligentes de usar os seus dados.

Na Plano Consultoria, em projetos de transformação organizacional, nos deparamos com a necessidade da transformação digital, que é muito mais ampla do que grande parte das organizações costuma acreditar.

O trabalho remoto, por exemplo, não é um ‘marco’ na transformação digital, porque já fazia parte da realidade de inúmeras organizações no Brasil e no mundo, agora quando estamos falando em dados, em como as empresas coletam, analisam ou os protegem, estamos no campo da transformação digital.

A ideia é, que a partir de entender quais são as principais tendência de Business Intelligence para 2022, você como gestor ou gestora, possa se sentir instigado a quem sabe incorporar algum desses modelos à sua organização.

Importantes tendências de Business Intelligence para 2022

Business Intelligente (BI) e Big Data

O Big Data é uma realidade em muitas organizações e a tendência se refere à expansão prevista para essa área, ainda mais, quando aplicada ao BI.

O Big Data transformou a maneira como os negócios tomam decisões, permitindo um maior conhecimento sobre clientes, produtos e serviços.

O desafio é encontrar ótimos profissionais que consigam transformar os dados em informações relevantes, que possam ser úteis para melhorar os processos, para diminuir custos e oferecer uma melhor experiência a todos os públicos de interesse.

Fala-se muito hoje na necessidade de que se aperfeiçoe cada vez mais o “contar histórias com dados”, ou seja, traduzir os dados de maneira fácil e acionável àqueles que precisam tomar decisões a partir deles.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma crescente tendência no mercado porque favorece a criação de sistemas autônomos, aumenta a produtividade dos negócios e valoriza as pessoas, otimizando o seu tempo e o aproveitamento de suas habilidades.

Unido à engenharia e robótica, a criação de dispositivos físicos tende a aumentar, sendo usados cada vez mais no dia a dia das grandes metrópoles. Dentre eles, estão: robôs, veículos autônomos e aplicativos inteligentes.

A automatização de tarefas já é um grande avanço a inúmeras organizações e a tendência é que isso ocorra ao máximo de esferas dentro dos negócios.

LGPD em foco

A LGPD está intimamente ligada ao Big Data e é responsável por monitorar o tratamento dos dados obtidos.

A Plano lida diretamente com a implementação de projetos de LGPD nas organizações e a tendência é a de que se torne cada vez mais urgente aos negócios um posicionamento sobre o tratamento de seus dados.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, com a finalidade de tornar tudo ao redor mais inteligente, tende a ser democratizada nos próximos anos.

Unir a comodidade a importantes ações com foco em sustentabilidade e meio ambiente tende a estar entre os principais objetivos da IoT.

Social Business

Dentre as importantes tendências de business intelligence para 2022 está melhorar o relacionamento entre organizações e seus consumidores.

Há uma urgência em respostas personalizadas imediatas de acordo com as necessidades do público e o social business tem como premissa otimizar o trabalho dos negócios.

Softwares de automação de marketing e chatbots estão entre as propostas de aprimoramento nos próximos anos.

Cloud Computing

Essa já é uma realidade vivenciada (Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc.).

O armazenamento em nuvem é a maneira segura de garantir que documentos estejam a salvos de problemas físicos.

Na área de TI, o cloud computing é responsável por: garantir maior flexibilidade às organizações; facilitar o processo colaborativo, possibilitar a escalabilidade da empresa, etc.

Sua organização já pratica algumas dessas tendências?