Pets são ótimos companheiros

Pets são ótimos companheiros

Entenda como a relação com os animais de estimação podem ajudar o ser humano

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social gerado por ela, as pessoas começaram a pensar em formas de se sentirem menos solitárias, e uma delas foi a adoção de animais de estimação. “Além da companhia, os pets também são capazes de transmitir alegria, carinho e tranquilidade”, acrescenta o veterinário Luiz Fernando.

Conviver com os bichinhos de estimação é usado no combate do estresse, pois é impossível não se sentir bem e relaxado perto de animais tão dóceis e carinhosos, amenizando as tensões diárias. “Não é à toa que os pets estão cada vez mais sendo usados em hospitais e casas de repouso”, revela.

Os animais também possuem capacidade emocional para sentir medo, alegria, e criar uma relação empática com seus donos. Estabelece-se, assim, uma relação de confiança e suporte emocional, capaz de diminuir a ansiedade e trazer conforto.

Cuidados 

É importante ressaltar que os animais de estimação não são objetos, eles também precisam de cuidados, carinho e atenção. “Ele precisa se exercitar, logo caminhadas são essenciais. Observar o comportamento do animal, o que pode prevenir o surgimento de doenças. E claro, estimulá-lo por meio de brincadeiras e com materiais próprios para os pets”, sugere o veterinário.

Além disso, o bichinho também necessita de acompanhamento com veterinário para seu desenvolvimento e se caso houver alguma doença, ela logo será diagnosticada e tratada. “Procure uma clínica veterinária de confiança, acompanhe seu bichinho durante as consultas e procure tirar todas as dúvidas com o profissional”, finaliza.

Fonte: Luiz Fernando, veterinário e proprietário da Veterinária Professor Israel.