Prefeitura desenvolverá projeto para sanar problemas de desabamento de encosta no Flamengo

Prefeitura desenvolverá projeto para sanar problemas de desabamento de encosta no Flamengo

Representantes da Prefeitura de Contagem realizaram nesta segunda-feira (10/1), uma vistoria no bairro Flamengo, na região Riacho,  onde houve ocorrências de desabamento de encosta no entorno de um córrego localizado no fim da rua dos Espanhóis e av. Marco Aurélio Bicalho, mais conhecida pelos moradores, como antiga av. dos Austríacos.

A visita foi acompanhada pela prefeita Marília Campos, que solicitou a constituição de uma comissão para a criação de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil-Nupdec e, também, para acompanhamento do projeto que será desenvolvido para a área. “Projetos não nascem do dia para o outro. Nesse primeiro momento, estamos trabalhando, incansavelmente, para garantir a segurança dos moradores no local de maneira paliativa, mas o prometido, e o que será feito, é um projeto que garanta uma solução definitiva para o problema no local, uma obra de saneamento que irá contemplar toda essa área do entorno do córrego”, afirmou.

Segundo a chefe do Executivo, a Secretaria de Obras irá iniciar as tratativas para que o projeto de saneamento seja construído junto com a comissão de moradores para que o problema seja resolvido de forma definitiva. “Seguimos trabalhando com o compromisso de dialogar com a população. Juntos, prefeitura e população, vamos conseguir resolver esse problema de vez”, declarou.

Equipes técnicas da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos farão o levantamento necessário para iniciar a construção do projeto de saneamento do local. O subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota, explicou que, no primeiro momento, um novo muro de contenção será feito para reduzir os danos da chuva, e posteriormente o projeto. “Esse projeto vai contemplar toda área e irá resolver de forma definitiva os problemas que a população tem enfrentado durante o período chuvoso. Assim que estiver pronto, a prefeitura vai apresentar para a comunidade”, disse.

A subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, afirmou que devido à chuva intensa dos últimos dias, o muro de contenção existente não aguentou a pressão das águas e desabou. Isso ocorre, pois o local já é considerado de grande pressão. “Estamos no entorno de um curso d’água urbanizado. Então o solo já é frágil. O que ocorre é que com a pressão e o peso, esse solo vai ficando sem muita sustentabilidade. Em locais como esse não podem passar caminhões ou carros pesados, pois aumenta a pressão. Junta esses fatores, a chuva e a poluição do córrego, ele fica com maior poder de arraste”, relatou.

Moradora da região há mais de 33 anos, Márcia Aparecida de Souza, declarou que os problemas na região durante o período de chuvas são recorrentes. Ela fará parte da comissão de moradores e  está confiante que dessa vez uma solução definitiva seja apresentada para a comunidade do entorno. “Todo ano é a mesma coisa quando começa a chover, estamos perdendo a graça de morar aqui por isso. Com essa visita e tudo que foi falado conosco, não só eu, mas os outros moradores também, estamos confiantes que a prefeitura fará um trabalho que irá solucionar todo esse caos que passamos nessa época do ano”, finalizou.

Repórter:  – Foto: Janine Moraes/PMC