A CIDADE HISTÓRICA DE MARIANA É O DESTINO DO PROGRAMA “MINAS DA GENTE”, DA REDE MINAS, NESTE SÁBADO (26)

A CIDADE HISTÓRICA DE MARIANA É O DESTINO DO PROGRAMA “MINAS DA GENTE”, DA REDE MINAS, NESTE SÁBADO (26)

Mariana foi pioneira na história como vila e, também, como cidade, sendo a primeira planejada de Minas Gerais e, também, capital. Descoberta no final do século XVII por bandeirantes paulistas, o ouro ali encontrado motivou a vinda de portugueses e africanos escravizados. A riqueza histórica preservada no local atrai turistas e rendeu, ao município, o título de patrimônio histórico nacional. Nos dias atuais, o ouro acabou, mas a dependência da extração mineral continua. A atividade sofreu um forte abalo com o rompimento da barragem em 2015, que provocou mortes e deixou milhares de desabrigados. Quem conta essa e outras histórias de Mariana é o historiador Hudson Augusto Silva no programa Minas da Gente, da Rede Minas, neste sábado (26).

O programa ainda traz entrevista com a professora emérita da UFOP Hebe Rôla, de 90 anos. Nascida em Mariana, o que não faltam são histórias para contar. Escritora e pesquisadora da cultura popular e da linguagem dos sinos, ela se tornou famosa na luta pela preservação das tradições e dos ambientes da cidade histórica. No programa, fala sobre alguns dos rituais que se mantêm vivos na comunidade e a cultura do município. A atração também mostra o entalhador e escultor Edney do Carmo, que conserva a tradição do barroco no seu trabalho.

O programa Minas da Gente vai ao ar neste sábado (26), às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.

A nova temporada do “Minas da Gente” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

SERVIÇO:
Minas da Gente
Mariana / MG
Data: sábado (26/02), às 20h, pela Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessora de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social