Vai começar o FLIIC – Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais

Vai começar o FLIIC – Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais
As aulas do curso promovido pela Fundação ArcelorMittal para formação de agentes culturais começam em maio e são online e gratuitas

Os interessados que se inscreveram para uma das vagas no curso gratuito da FLIIC – Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais já podem consultar o resultado da seleção no site: www.fliic.com.br. O curso de desenvolvimento e gestão de projetos culturais recebeu mais de 320 inscrições. A seleção dos inscritos foi realizada de acordo com a disponibilidade de vagas e análise de currículos e uma cota de 20% foi reservada para gestores de equipamentos ligados ao Sistema Estadual de Bibliotecas e Museus de Minas Gerais.

 

De acordo com a organização, os critérios de desempate foram focados na descentralização das ações. “Procuramos atender todas as macrorregiões de Minas Gerais”, informa Laísa Bragança, coordenadora pedagógica da FLIIC e uma das professoras do curso. As aulas da FLIIC começam no dia 11 maio em plataforma online para a maioria dos participantes e, no dia 24 de maio para quem mora em João Monlevade ou região e optou pelo curso semipresencial.

 

A iniciativa

A FLIIC faz parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma promovido pela Fundação ArcelorMittal e patrocinador pela ArcelorMittal. É uma iniciativa da Trium Brasil em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar e faz parte do programa ArcelorMittal Forma e Transforma. Conta com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Casa de Cultura. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento de agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural residentes no Estado.

O curso é gratuito e oferece conhecimento sobre ferramentas necessárias para mapear, planejar, criar e avaliar projetos culturais. Contará com os módulos: Pesquisas Culturais e Realidade Cultural Brasileira; Financiamento e Captação de Recursos; Gestão Financeira de Projetos Culturais; Desenvolvimento e Engajamento de Públicos e Elaboração de Projetos Culturais.

Os alunos realizarão ações de replicação dos conhecimentos, através da orientação a 10 projetos coletivos de cada turma, para compartilhamento do aprendizado, em formato de vídeo, palestra, seminário, publicação, feira, mostra cultural, etc. Haverá uma publicação em formato de cartilha (Web e Impressa) com o tema “Gestão do Patrimônio”, com textos produzidos pelos coordenadores e professores do FLIIC e convidados e parte das manifestações culturais empreendidas pelos participantes do curso ganharão registro audiovisual.

 

Durante a formação, que termina em setembro de 2022, serão oferecidas quatro palestras magnas com profissionais convidados do setor cultural. As palestras serão abertas ao público com transmissão ao vivo no canal da FLIIC no YouTube e tradução em Libras.

A FLIIC é viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Fundação ArcelorMittal, apoio da Prefeitura e da Casa de Cultura de João Monlevade, gestão da Trium Brasil, produção do Favela é Isso Aí e do Espaço Ampliar e realização Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

Sobre o Programa ArcelorMittal Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades em que atua.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

 

 

Serviço Lista de selecionados no site www.fliic.com.br

Mais informações nas redes sociais @fazfliic

 

Foto: Bruno Barroso

Legenda: Bruno Barroso, um dos professores da FLIIC é um dos fundadores da plataforma Prosas