Prefeitura cria ponto fixo da Economia Solidária no Fórum de Contagem

Prefeitura cria ponto fixo da Economia Solidária no Fórum de Contagem

A Prefeitura realizou, na última sexta-feira (6/5), em parceria com o Fórum, a primeira Feira da Economia Solidária no estacionamento do Fórum Presidente Pedro Aleixo. A iniciativa visa reforçar a importância da Economia Popular Solidária como política pública e tem como foco a inserção no mercado de trabalho dos empreendedores (pequenos produtores) do município, grupo composto majoritariamente por mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O juiz auxiliar da Corregedoria, Adriano Zocche, reforçou que “a atividade comercial com a realização da feira reveste-se de interesse público, na medida que se destina a gerar renda para público específico, caracterizado pela vulnerabilidade social, formado, em sua maioria, por mulheres, muitas vezes vítimas de violência doméstica”.

Essa iniciativa representa um esforço para concretização do papel do Judiciário de promover ações que possam contribuir para a redução da violência doméstica, de contribuir para a recuperação da autoestima das vítimas e de outras pessoas em situação de vulnerabilidade e para a promoção de sua dignidade.

O subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci, explicou que a feira que iniciou na sexta-feira era um anseio dos empreendedores da Economia Solidária. “Essa feira sempre teve muita visibilidade e uma grande capacidade de comercialização. O objetivo dessa feira é gerar renda, promover e divulgar as questões ligadas a violência contra as mulheres que são importantes tanto para o poder Judiciário, quanto para a Prefeitura de Contagem na criação de condições para que se possam tornar mais independentes e fortalecidas”.

A empreendedora Amanda Aguirre, que comercializa brinquedos coloridos, destacou que o ponto fixo do Fórum superou as expectativas dos empreendimentos. “Fomos muito bem recebidos. Nos sentimos valorizados mediante os elogios e aquisição de nossos produtos. Foi um sucesso. Agradeço imensamente a todas as pessoas envolvidas”.

Para Giovanna Martins, empreendedora da Nhá Anna Produtos Caseiros, essa iniciativa do ponto fixo foi de grande valia e inspiração. “Nós, mulheres feirantes, sem Carteira de Trabalho assinada, fora do mercado de trabalho por várias razões, nos sentimos valorizadas e acolhidas pela Economia Solidária, que nos dá condições de trabalho para sustentar nossas famílias. O ponto fixo criado no pátio do fórum de Contagem, foi um verdadeiro sucesso. Só temos a agradecer a acolhida de todos e a Economia Solidária que confiou em nós”.

A feira de Economia Solidária contou com dez empreendimentos de artesanato, quatro de alimentação e quatro de doces e quitandas. O evento passará a acontecer na primeira sexta-feira útil de cada mês.

Foto: Equipe Desenvolvimento Social/PMC
Autor:Flávia Nunes