Consumidores focados em Preços e Promoções no Dia das Mães

Consumidores focados em Preços e Promoções no Dia das Mães

A rejeição aos preços altos e o foco nas promoções e nos preços reduzidos dos produtos devem orientar a compra do Dia das Mães em Belo Horizonte este ano. Conforme pesquisa Intenção de Consumo Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, 52% dos consumidores, de todas as regiões da capital, pretendem comprar presente na data. A pesquisa ouviu 410 pessoas entre os dias 11 e 17 de abril.

Para 47,4% dos entrevistados, o valor da compra deve variar entre 70,00 e 200,00 sendo que 63,7% do total indica estar atento aos preços e justifica que o principal motivo de optarem por itens de preço menor é o valor alto dos produtos. Roupas, calçados e perfumes, nesta ordem, devem ser os presentes que mais vão sair em 2025.

Grande parte, 68,1%, vai gastar igual ou mais do que no ano passado, sendo que 44,6% pretendem gastar o mesmo que gastou em 2024 e 29,1% gastarão mais agora. Conforme 23,5% dos entrevistados, eles gastarão menos neste ano.

A pesquisa mostra a preocupação do consumidor com o controle do orçamento identificando que 71,4% pretendem pagar à vista com destaque para pagamento em dinheiro, 28,2%, cartão de crédito à vista, 19,2%, débito, 15,5% e pix, 8,5%. A opção pelo cartão de crédito parcelado é citada por 26,3%.

As opções econômicas também prevalecem nas comemorações com 62,7% celebrando o Dia das Mães na própria casa, 32,7%, ou em casa de parentes, 30%. Um percentual de 16,6% indica que vão comemorar com almoço ou jantar em restaurante.

A opção por comprar na semana da data é de 57,3% e as lojas da vizinhança são preferidas por 33,3%, seguidas por lojas de shopping, 23,9%, shopping popular, 17,4%, internet, 14,1% e lojas do hipercentro, 10,8%.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período que envolve o dia das mães para o comércio varejista mineiro e ressalta que as boas expectativas do consumidor estão indo ao encontro do otimismo observado entre os empresários. “O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio varejista mineiro. Esse período é caracterizado por um valor afetivo muito expressivo, o que faz com que os consumidores vão as compras e busquem presentear suas mães, mesmo que com itens com valores monetários menores. A data é muito esperada pelos empresários e movimenta também diversos setores de serviços, como os salões de beleza, os restaurantes, hotéis, dentre outros”, explica Martins.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.