Indústria centenária: Mercur investe em saúde, tecnologia e maior presença no mercado

Prestes a completar 101 anos, a Mercur amplia seu portfólio com distribuição exclusiva de marcas europeias e estratégias que apostam na inovação e eficiência
A Mercur, empresa brasileira que está prestes a completar 101 anos no mês de junho, renova seu compromisso com o futuro: crescer com impacto positivo. Com 88% de seus produtos fabricados no Brasil e presença em mais de 51% das farmácias do país, combina tradição, inovação e presença no mercado para expandir sua atuação nos próximos anos.
A Mercur segue firme em seu compromisso com a educação, criando materiais que incentivam o aprendizado. Há quase 90 anos, a empresa desenvolve borrachas de apagar e foi pioneira na fabricação desse produto no Brasil. Um dos marcos nessa trajetória foi o lançamento da primeira borracha 100% Amazônica, feita com matéria-prima renovável. Além de contribuir para a preservação da floresta, essa iniciativa gera renda para comunidades extrativistas.
Na saúde, nos próximos anos, a estratégia da empresa é aproveitar novas oportunidades de negócio, especialmente nas áreas de mobilidade, atividade física e reabilitação. A meta é seguir como referência no mercado, com destaque no canal farma, onde já lidera as vendas de produtos ortopédicos, segundo dados de 2024 da IQVIA, empresa global especializada em dados e análises do setor de saúde.
Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, a Mercur vê o setor da saúde no Brasil como fértil para inovação e crescimento, especialmente em áreas como reabilitação, autocuidado e práticas preventivas. “A demanda por produtos que promovem bem-estar e autonomia não para de crescer. Cada vez mais, as pessoas buscam soluções que contribuam para a qualidade de vida, como no envelhecimento ativo e para a prática de atividades físicas no dia a dia”, afirma Fabiane Lamaison, Facilitadora de Direção da Mercur. A empresa conta com profissionais especialistas como fisioterapeutas entre seus colaboradores, garantindo proximidade com as reais necessidades dos usuários.
A Mercur também se destaca por suas práticas de inovação colaborativa. Projetos de cocriação com profissionais da saúde e pessoas usuárias, design centrado no ser humano e pesquisa contínua são pilares que mantêm a empresa atualizada. “Colocamos as pessoas no centro do nosso design. Isso passa por entender sua jornada, suas necessidades e suas expectativas sobre o produto final. O intuito é propiciar e qualificar a inclusão e a equidade”, finaliza Fabiane. Um exemplo é o Eleva Mercur, neuroestimulador criado em parceria com a startup Neurobots, de Pernambuco, para o tratamento do pé caído, condição comum em pacientes com sequelas de AVC, traumatismos cranianos ou esclerose múltipla.
As metas para os próximos anos incluem ampliar o portfólio, reforçar a presença no varejo farmacêutico, ortopédico e investir em processos ágeis e alinhados às demandas do mercado. Tudo isso sem abrir mão do tripé que sustenta sua atuação: impacto ambiental reduzido, compromisso social e resultados financeiros. Recentemente a empresa esteve presente na Feira Hospitalar 2025, reconhecida com a principal feira do setor de saúde da América Latina e apresentou mais de 40 novas soluções ao mercado.
Com duas unidades produtivas em Santa Cruz do Sul/RS e mais de 1.000 SKUs (Unidade de manutenção de estoque), entre saúde e educação, a Mercur segue como uma das raras indústrias brasileiras centenárias em atividade. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, somente 0,01% das empresas chegam aos 100 anos no país. Para os próximos 100 anos, a meta é seguir evoluindo com coerência, relevância e responsabilidade no cenário nacional e internacional.