CONTAGEM RECEBE OFICINAS GRATUITAS DA ESCOLA PERNAMBUCANA DE CIRCO

CONTAGEM RECEBE OFICINAS GRATUITAS DA ESCOLA PERNAMBUCANA DE CIRCO

Atividades formativas vão acontecer nos dias 8 e 9 de agosto no Instituto Cultural CircoLar

Trupe Circus, grupo profissional da potente Escola Pernambucana de Circo (EPC), chega a Contagem, na Região Metropolitana de BH, com duas atividades formativas gratuitas. O Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado) vai sediar tanto o workshop “Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento”, no dia 8/08, quanto a Oficina de Pirâmides, no dia 9/08. Destinadas a artistas, gestores culturais e praticantes de circo, as ações exigem inscrição prévia (links no final deste texto). As vagas são limitadas.

“A formação também faz parte da nossa missão enquanto grupo. Queremos compartilhar o que sabemos e aprender com os mineiros, ouvindo também o que os artistas locais têm a ensinar”, comenta Ítalo Feitosa, integrante da Trupe Circus e diretor do espetáculo “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, que será apresentado no Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo), em Belo Horizonte, no dia 7/08, às 20h, com entrada gratuita.

As atividades formativas, assim como a apresentação do espetáculo “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, fazem parte da circulação nacional da Trupe Circus, que foi aprovada no Edital Programa Transpetro em Movimento por meio do Ministério da Cultura. A rota inclui ainda a apresentação da peça “Nordestinados In Circus”, no dia 8/08, às 15h, no Dy Circo Pilar (rua das Flores, 77, Pilar), em Belo Horizonte. A apresentação será restrita à comunidade local.

“Essa circulação é um marco para a Trupe Circus. Estamos passando por grandes territórios do Brasil, levando o nosso som, a nossa arte e a nossa história. O público mineiro pode esperar por encontros provocadores, cheios de energia e que misturam circo, música e identidade. Vai ser bonito ver as semelhanças entre a cultura de Recife e as expressões locais do Sudeste”, pontua Ítalo.

Reforçando os laços entre Pernambuco e Minas Gerais por meio da linguagem circense e também dos processos comunitários de criação, o workshop “Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento”, no dia 8/08, entre 9h e 12h, será ministrado pela produtora, artista e coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo, Fátima Pontes. O encontro teórico-prático apresenta conceitos centrais para estruturar projetos culturais e artísticos, afina objetivos, metas, resultados e indicadores, trabalha a escrita objetiva e conceitual e oferece caminhos para inscrições em editais públicos e privados, com foco nas Leis de Incentivo e destaque para a Lei Rouanet. Ação destinada aos artistas e produtores culturais. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas. A atividade é gratuita. Inscrições: https://forms.gle/abLrU8NDNfUwW9i9A.

Destinada a artistas circenses e pessoas em formação, a Oficina de Pirâmides, no dia 9/08, entre 13h e 16h, será ministrada pelo elenco da própria Trupe Circus. A proposta enfatiza confiança, escuta corporal, preparação física e protocolos de segurança. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas. As inscrições devem ser feitas no link https://forms.gle/wkj36c1HkN3CgVyXA.

Workshop Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento

8/08 – Entre 9h e 12h

Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado), em Contagem

Ministrante Fátima Pontes

Público-alvo: Artistas e produtores culturais

20 vagas

Inscrições até 6/08 ou até esgotarem as vagas: https://forms.gle/abLrU8NDNfUwW9i9A

Oficina de Pirâmides

9/08 – Entre 13h e 16h

Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado), em Contagem

Ministrante Trupe Circus

Público-alvo: Artistas circenses

20 vagas

Inscrições até 6/08 ou até esgotarem as vagas: https://forms.gle/wkj36c1HkN3CgV

FOTO VACA AZUL/DIVULGAÇÃO

TRUPE CIRCUS

A Trupe Circus é o grupo profissional da Escola Pernambucana de Circo (EPC), projeto social artístico que existe há 29 anos e que atua em Recife (PE) nos campos da formação, fomento, fruição e difusão das artes circenses. A Trupe Circus, que nasceu em 2002, conta com artistas formados na EPC desde a infância. O coletivo circense tem espetáculos calcados na cultura pernambucana, em uma dramaturgia própria, com textos autorais e temas sociais, como diversidade cultural, combate ao racismo e à LGBTfobia, violência contra as mulheres, dentre outros que afetam e permeiam a vida na contemporaneidade.

A circulação da Trupe Circus, que conta, além das oficinas com os espetáculos “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” e “Nordestinados In Circus”, foi aprovada no Edital Programa Transpetro em Movimento, o que viabilizou a primeira circulação nacional do coletivo. “Sem esse incentivo, não conseguiríamos realizar essa circulação, muito menos ter essa abrangência”, afirma a coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo e produtora dos espetáculos, Fátima Pontes.

“Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”

7/08 – 20h – Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo), em BH

Entrada Gratuita (https://bileto.sympla.com.br/event/108660)

Classificação: 10 anos

“Nordestinados In Circus”

8/08 – 15h –  Dy Circo Pilar (rua das Flores, 77, Pilar), em BH

Entrada Gratuita (restrito à comunidade e ao projeto social)

Classificação: 10 anos

VAPOR COMUNICAÇÃO
FOTO VACA AZUL/DIVULGAÇÃO