Palavras para desatar nós

Por Keity Pontes
O livro de hoje poderia ser resumido na minha vida com uma única palavra: coincidência (se é que ela existe…).
Já admirava Rubem Alves há algum tempo — psicanalista, professor de filosofia, teólogo e escritor — e já tinha lido outras obras dele. Pois bem, logo depois da minha primeira aula de psicanálise, dei de cara, num sebo do Edifício Maleta, com esse livro dele: Palavras para Desatar Nós. Convenhamos: difícil imaginar um título mais psicanalítico que esse!
Para quem não sabe, a psicanálise é um método terapêutico criado por Freud no final do século XIX. Seu fundamento principal é a associação livre — falar sem censura — dentro de um setting analítico, depois de estabelecido o processo de transferência entre analisando e analista. Em outras palavras: a psicanálise nos ajuda, por meio da fala, a ressignificar aquilo que ficou mal resolvido. Palavras que desatam nós!
Para escrever esta coluna sigo a mesma lógica que uso no canal do YouTube: variar tema, autor e estilo literário, para ampliar as opções na hora de escolher o próximo livro. Já estava no meu roteiro escrever sobre Palavras para Desatar
Nós, logo após a crônica sobre O Muro. A ideia era alternar uma obra mais densa, como a da semana passada, com uma leitura mais delicada, mais tênue.
E onde entra a tal coincidência? Pois bem, escrevo estas linhas de madrugada, dentro de um ônibus que saiu de Belo Horizonte rumo a Campinas, em busca de palavras que me ajudem também a desatar um grande nó.
Rubem Alves, nesse livro, nos lembra que a vida é feita de laços. Alguns se tornam tão bonitos quanto os abraços. Outros, no entanto, se embolam, se emaranham, e parecem impossíveis de desfazer. Mas ele insiste: as palavras têm esse poder — o de soltar, aliviar, libertar.
Palavras para Desatar Nós é, portanto, um livro sobre todos nós — por isso, ela é a indicação da semana do Entre Pontes, aqui no Notícias de Contagem. Afinal, se você não é apaixonado por literatura, é porque ainda não encontrou o livro certo, e estamos aqui para te ajudar nessa busca!
Até a próxima semana!