Seminário “Elo por Elas: Vozes que Rompem o Silêncio” será neste sábado, 20/9, com palestrantes de universidades, igrejas e estudiosos do tema

Evento vai ocorrer no próximo sábado (20/9), na Una Contagem, a partir das 14h
No próximo sábado (20/9), a partir das 14h, no auditório do Centro Universitário UNA de Contagem, haverá o “Seminário Elo por Elas: Vozes que Rompem o Silêncio”, que tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento e informação para que todas as pessoas reconheçam e utilizem suas vozes, promovendo o rompimento do ciclo de violência e fortalecendo a rede de apoio e proteção no município de Contagem.
Os (as) interessados (as) em participar podem se inscrever até sábado, 20/09, pelo link: https://portal.contagem.mg.gov.br/mulher
Ao todo, serão quatro palestras com assuntos variados que representantes de universidades, igrejas, Guarda Civil de Contagem e estudiosos do tema vão desenvolver. São elas: “Segurança e dignidade: o papel da Patrulha da Mulher da Guarda Civil de Contagem no fim da violência doméstica”; “Política das Mulheres em Contagem: conhecendo a rede de proteção e acolhimento”; “Acolhimento nas instituições religiosas e cuidado com a vítima”; “Família, apoio e proteção: pilares para o fim da violência”.
“A rede de proteção e seus parceiros abraçaram essa iniciativa e têm demonstrado total apoio à causa da defesa das mulheres. Reconhecemos que a violência tem recorte de gênero e é estrutural em nosso país. Ainda assim, o “Elo por Elas” se tornou um dos projetos mais valorizados pela Prefeitura de Contagem. Criado no fim de 2022, o programa, hoje, já é uma realidade consolidada no município”, afirmou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Em geral, autor da agressão é parceiro íntimo e ocorre muito nas comunidades religiosas
De acordo com o superintendente de Prevenção à Violência, Natal Feliciano Diniz Junior, dados da pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto Datafolha, edição 2025, mostram que a prevalência de violência ou agressão por parceiro íntimo ao longo da vida atinge 35,1% das mulheres católicas e 42,7% das evangélicas. “Tais índices demonstram a necessidade de potencializar as ações preventivas nas comunidades religiosas. Nesse sentido, o programa desempenha um papel fundamental na prevenção da violência de gênero”, explicou.
Somente em 2025, o Programa “Elo por Elas” alcançou, diretamente, um público superior a 4.200 pessoas.
“Elo por Elas”
Entre as estratégias está o Protocolo “Elo por Elas”, criado para apoiar mulheres que se sintam em situação de risco em ambientes de lazer e outros estabelecimentos de entretenimento. A medida busca auxiliar na identificação e prevenção de práticas que atentem contra a dignidade sexual feminina.
O protocolo também reforça o princípio do respeito às individualidades e às escolhas das vítimas, assegurando a preservação de sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica.
No dia do encontro haverá emissão de certificado para os participantes. Para participar, CLIQUE AQUI!. A assinatura na lista de presença é obrigatória para garantir o recebimento do documento, que será enviado por e-mail em até 10 dias úteis após a conclusão do evento.
ServiçoSeminário Elo por Elas: Vozes que Rompem o Silêncio.Local: Una Contagem, Avenida Maria da Glória Rocha, 175, Contagem.
Horário: A partir de 14h
LINK DE INSCRIÇÃO: https://portal.contagem.mg.gov.br/mulher
Foto: Ronnie Von