Festa de São Francisco de Assis na Arquidiocese de BH – 4 de outubro

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, será celebrado neste sábado, 4 de outubro, na Arquidiocese de Belo Horizonte.
No Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, a programação especial terá além das Missas, apresentações culturais e musicais, feira solidária e de adoção de pets, bênção das criaturas, roda de conversa e a tradicional acolhida da imagem de São Francisco de Assis pelos devotos e peregrinos na Lagoa da Pampulha, com a distribuição de mudas e sementes.
Neste ano, o Santuário dedicado ao Santo também convida todos para o lançamento da iniciativa Paróquia Verde, proposta da Pastoral da Ecologia Integral que visa incentivar a criação de mais espaços verdes, coleta seletiva, menor uso de descartáveis, formas ecológicas de captação da água nas comunidades paroquias da Arquidiocese de BH.
Programação – Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis
8h – Alvorada Franciscana e Canta Francisco
10h – Missa Solene em honra a São Francisco de Assis – Presidida por Dom Júlio César Gomes Moreira – bispo auxiliar da arquidiocese de BH
10h às 16h – Feira de Adoção de Pets
10h às 22h – Feira Solidária
11h30 – Tradicional chegada da Imagem de São Francisco de Assis pela Lagoa da Pampulha – com distribuição de mudas e sementes
13h – Lançamento da Cartilha “Educação e Patrimônio”
Projeto do Educativo do Santuário Arquidiocesano
14h – Roda de Conversa “Amor em conversa: construindo sentidos” – Projeto “Paz e Bem”
15h – Lançamento do “Projeto Paróquia Verde”, com apresentação das paróquias
16h – Missa Campal
17h – Bênção das Criaturas
18h – Apresentação Cultural – “Francisco, do rio ao riso”,
Teatro com Carlos Nunes
19h30 – Apresentação Musical
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha
Confira a programação completa: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/festa-de-sao-francisco-de-assis-de-3-a-5-de-outubro/
São Francisco de Assis
São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Aos 25 anos despojou-se de todos os seus bens e passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Seu gesto marcou o cristianismo. Fundou a primeira Ordem dos Frades Franciscanos, em 1209. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Fundador de diversas ordens religiosas: Frades Menores (OFM), Clarissas, Franciscana e outras, que são sempre recebidos com carinho e afeto pelos fiéis em qualquer parte do mundo.
Morreu em 4 de outubro de 1226, aos 44 anos. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1228, sendo conhecido no mundo como o padroeiro do meio ambiente e dos animais.
Foto: Arquidiocese de BH