Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, oferta mais de 6 mil vagas gratuitas em cursos de Educação, Artes e Esportes

Oportunidades distribuídas por diversas regiões do estado ampliam o acesso às formações para público com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, oferece mais de 6 mil vagas gratuitas em cursos nas áreas de Educação, Artes e Esportes. Com inscrições abertas a partir de 21 de outubro, as oportunidades estão distribuídas em 24 unidades do Sesc por todo o estado.
A abrangência vai desde projetos formativos em música, dança, teatro, cinema, audiovisual e técnica em espetáculos, passando por projetos de Educação Continuada — todos esses com acompanhamento pedagógico e benefícios como lanche e transporte — até cursos livres, mais curtos e flexíveis, que permitem explorar diferentes campos de interesse.
A iniciativa é viabilizada pelo Programa Sesc de Gratuidade (PSC), voltado para pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa, com prioridade para trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes.
Variedade na oferta
A oferta se divide em cursos de formação artística, de educação ampliada e livres.
A formação artística abrange música, dança, teatro, cinema, audiovisual e técnica em espetáculos. Destinada a diferentes faixas etárias e aberta a iniciantes e pessoas com experiência, tem duração de até quatro anos e conta com benefícios como vale-transporte, lanche, uniforme e material didático. São os casos do Batuca Sesc; do Bastidores – Técnica em Ação; do Núcleo de Formação em AudioVisual; da Orquestra de Câmara Sesc e do Coral Jovem Sesc, que acontecem no Sesc Palladium; dos Núcleos de Formação em Dança e Teatro, com aulas no Sesc Cenário; e da Orquestra de Viola, no Sesc Uberlândia.
A Educação Ampliada é realizada no contraturno escolar e complementa o ensino básico. Com foco na cidadania, na criatividade e no protagonismo de alunos e alunas, oferece experiências culturais, tecnológicas e sociais para crianças, adolescentes e adultos. O Programa disponibiliza ainda apoio psicossocial, equipe especializada, lanche e vale-transporte.
Já os cursos livres são realizados nas áreas de Cultura e Esporte. Destinados a diferentes faixas etárias, proporcionam aprendizado prático em modalidades diversas, como violão, desenho, balé, canto, natação, futebol, judô, dentre muitas outras. A carga horária é compatível com a rotina de trabalho ou estudo formal, sendo ideal para quem deseja iniciar, atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos.
Histórias que inspiram
O impacto dos cursos livres do Sesc em Minas pode ser visto em trajetórias como a de Gabriel Diniz, de 33 anos, surdoatleta e aluno da Escola de Esportes. No Sesc Santa Quitéria desde 2021, ele aprimorou suas habilidades no vôlei e conquistou uma vaga na Seleção Brasileira de Surdos. Em 2024, participou do Panamericano de Surdos, garantindo classificação para a Deaflympics, que acontecerá em Tóquio, no Japão.
“Sou extremamente grato ao Sesc, pois sei que não estaria aqui sem o apoio e a estrutura oferecidos por esse programa”, afirma Gabriel.
Outra história marcada positivamente é a de Lara Fernanda Louzeiro, que ingressou na Orquestra de Câmara Sesc aos 14 anos, em 2019. Após se formar, em 2023, ela continuou seu aprofundamento musical e hoje é aluna do bacharelado em Música (viola) na Universidade Federal de Minas Gerais. Lara atua ainda como professora em um projeto social. “Eu aprendi muito com cada professor, tanto na musicalidade quanto no lado profissional, com as apresentações e com as novas amizades. Foram aprendizados que me fizeram ter vontade de continuar nesse mundo da música. Hoje, não participo da orquestra, mas fico feliz em saber que meus estudos geraram frutos. Considero que meus alunos também são esses frutos”, relata.
Capilaridade
As oportunidades gratuitas estão distribuídas em unidades localizadas nas cidades de Belo Horizonte (Cenário, Floresta, Santa Quitéria, Palladium e Venda Nova), Almenara, Araxá, Cataguases, Contagem, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Santa Luzia, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Dentre elas, há 135 vagas disponíveis nos Núcleos de Formação Artística:
● Núcleo de Formação em Dança – BH – Sesc Cenário
● Núcleo de Formação em Teatro – BH – Sesc Cenário
● Batuca Sesc – BH – Sesc Palladium
● Coral Jovem Sesc – BH – Sesc Palladium
● Orquestra de Câmara Sesc – BH – Sesc Palladium
● Bastidores – BH – Sesc Palladium
● Núcleo de Formação em Audiovisual – BH – Sesc Palladium
● Orquestra Sesc de Viola – Sesc Uberlândia
Para mais informações, acesse: https://sescmg.com.br/cursosgratuitos/
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Foto: Gabriel Diniz/Arquivo Pessoal