UFMG nas Ruas leva informação e cultura à Praça da Liberdade neste sábado

UFMG nas Ruas leva informação e cultura à Praça da Liberdade neste sábado

Evento é voltado a público de todas as idades; programação inclui estandes informativos, experimentos científicos, oficinas, jogos, rodas de conversa, teatro e música

 

A ciência, a cultura e a diversão vão tomar a Praça da Liberdade no próximo sábado, 18 de outubro, com a primeira edição do UFMG nas Ruas! O evento, que acontece das 9h às 15h, na Alameda do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, Belo Horizonte / MG), levará ao público de todas as idades uma programação com cerca de 50 ações interativas, que incluem estandes informativos, experimentos científicos, oficinas, jogos, rodas de conversa e apresentações de teatro e música.

Como encerramento das atividades da Semana do Conhecimento UFMG 2025, a proposta tem o objetivo de extrapolar os muros da Universidade e apresentar à população uma amostra vibrante da produção acadêmica. “Há uma expectativa de despertar o interesse pela ciência, tecnologia e cultura, assim como mostrar a importância da instituição para o desenvolvimento social e econômico, e incentivar a curiosidade e o pensamento crítico nas pessoas”, explica Alcinei Azevedo, vice-diretor do campus Montes Claros, que recebeu sua própria edição no UFMG nas Ruas no dia 11 de outubro.

Programação

As ações previstas para Belo Horizonte vão desde oficinas sobre biodiversidade, saúde pública e educação inclusiva até rodas de conversa sobre direitos humanos, experiências indígenas e questões ambientais. A diversidade de temas reflete a riqueza da produção acadêmica da UFMG, com propostas em formatos acessíveis e interativos, como jogos, exposições, dinâmicas colaborativas e intervenções educativas.

Além do conteúdo científico, a programação cultural do UFMG nas Ruas é um convite à celebração da arte e da convivência. O público poderá participar de oficinas criativas, jogos de tabuleiro e atividades lúdicas. Haverá até uma roda de capoeira para reflexão sobre o movimento corpóreo como fonte de conhecimento! Essa integração entre ciência e cultura reforça o papel da Universidade como agente transformador, que compartilha saberes e promove experiências significativas fora dos muros acadêmicos.

O Quarteto de Saxofones da UFMG e o Coral de Trambones e Tubas da UFMG estarão responsáveis pelas apresentações musicais, com repertórios compostos por obras de diferentes períodos e estilos, incluindo músicas eruditas e populares. E o projeto Sonhos Mascarantes vai realizar uma intervenção cênica com personagens-máscaras, utilizando sombrinhas e guarda-chuvas em movimento, para mostrar que a UFMG possui uma construção histórica coletiva, sempre movente.

Confira aqui a programação completa.

Semana do Conhecimento UFMG

Uma expressão regional e institucional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Semana do Conhecimento traz a contribuição da UFMG para a promoção do debate e da conscientização sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida no país. Confira mais sobre a Semana do Conhecimento aqui.

A SNCT é o principal evento de divulgação científica do país, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. De abrangência nacional, o evento é realizado há mais de 20 anos sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de forma descentralizada e envolvendo uma rede de atores locais, como universidades, escolas, museus e governos de todo o Brasil.

Em 2025, o tema da SNCT é Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território e a UFMG propôs sua apropriação regional com o tema Do mar ao sertão: ciências, territorialidades e justiça climática. O evento reforça a relevância e o papel da universidade pública como instituição transformadora da sociedade, estimulando a vocação científica e contribuindo para a valorização da educação, da ciência e da cultura no Brasil.

Foto: Pedro Truffi Viotti de Almeida Freepik (enviada por: assessoriadeimprensa@cedecom.ufmg.br)