Quando eu falo em estética, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça
A indicação de hoje é o livro Racismo Estético, do Seu João Xavier, um escritor de BH com produções incríveis que, em breve, também estarão aqui nas indicações do Entre Pontes.
Antes de entrar no livro, vale lembrar que, em filosofia, estética é a área que estuda a natureza da beleza, das artes e as emoções que elas despertam. Pois bem: no livro, Seu João mostra, de maneira histórico-filosófico-cultural, como nossos sentidos foram “treinados” dentro de uma estética racista — tão naturalizada que já nem a percebemos — e como isso contribui diretamente para
o que chamamos de racismo estrutural.
Estamos tão imersos nessa formação racista que muitas situações de puro racismo acabam sendo tratadas como “normais”. E, quando alguém reivindica uma posição ou denuncia algo, não é raro ouvir que é “mi-mi-mi”. A grande questão é que a estética, no sentido filosófico, molda a nossa percepção de mundo. Ela influencia diretamente o que consideramos bom (afinal, desde Platão
carregamos a ideia de que “o bem é sempre belo”), quem será bem recebido em um shopping e quem será olhado com desconfiança, quem pode ocupar certos cargos e quem é autorizado (ou não) a estar no poder.
Seu João Xavier escreve de forma fascinante. Ele traduz conceitos complexos com clareza, articula teoria e tempo presente com maestria e nos prende a cada linha, deixando aquela vontade de continuar lendo sem parar.
Aprender transforma. Transforma a vida, a sociedade, o mundo. Por isso, Racismo Estético é a indicação de hoje é a indicação da semana do Entre Pontes, aqui no Notícias de Contagem. Afinal, se você não é apaixonado por literatura, é porque ainda não encontrou o livro certo, e estamos aqui para te ajudar nessa busca!
Até a próxima semana!

