Livro-reportagem de Felipe Pedrosa resgata a história da cidade de Contagem (MG)

Livro-reportagem de Felipe Pedrosa resgata a história da cidade de Contagem (MG)

Fruto do podcast Trem Pra Fazer, do jornalista Felipe Pedrosa, livro-reportagem será

apresentado no dia 15 de janeiro, às 19h30, em um evento com entrada gratuita

A icônica Casa Nair Mendes Moreira, no Centro de Contagem (MG), na Região Metropolitana de BH, recebe no dia 15 de janeiro de 2026, a partir das 19h30, o lançamento do livro-reportagem “Contagem: Da Abóbora à Indústria Cultural”, obra inédita do jornalista Felipe Pedrosa, criador do projeto e do podcast Trem Pra Fazer. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla.

Além de um registro histórico, a obra nasce de um gesto humano e político: o de escutar. Inspirado no podcast Trem Pra Fazer, Felipe Pedrosa transforma relatos reais, memórias individuais e manifestações coletivas em uma narrativa sensível, que percorre a cidade por dentro, revelando camadas pouco visibilizadas de sua história e de sua cultura. “O livro nasce da escuta. De parar, sentar e ouvir quem constrói Contagem todos os dias, mas quase nunca aparece nos registros oficiais. É uma tentativa de contar a cidade a partir de quem vive aqui”, afirma o autor.

“Contagem: Da Abóbora à Indústria Cultural” parte do período colonial e atravessa o processo de industrialização, sem perder de vista as ancestralidades e as expressões culturais que transformam a cidade até os dias de hoje. Cada capítulo apresenta encontros com pessoas que constroem a identidade de Contagem: a juventude periférica que transforma o asfalto em palco, artistas que insistem no teatro mesmo sem espaços formais, o carnaval como forma de resistência e pertencimento, além do cinema produzido na periferia, que ecoa para além das fronteiras.

“As histórias deste livro vêm do chão, das ruas, dos terreiros, dos palcos improvisados e dos encontros. São pessoas que, mesmo sem reconhecimento institucional ou os holofotes da grande imprensa, mantêm a cultura da cidade viva”, destaca Pedrosa, que nos últimos anos tem realizado importantes registros da cultura oral, como nos documentários “Benção” e “Rock Student: O Som de Uma Geração”, além da série de conversas “Trem Pra Fazer Entrevista”.

A obra também dialoga com debates contemporâneos sobre memória, território, cultura periférica e direito à cidade. Ao reunir vozes diversas, o livro propõe um olhar que foge das narrativas oficiais e coloca no centro aqueles que, cotidianamente, produzem cultura, afeto e transformação social. O livro foi revisado pela jornalista Thalita Martins e traz prefácio assinado pela operária da cultura Poli Dias. A abertura de cada capítulo conta com uma ilustração inédita de Alexandre Junior, um dos grandes artistas de Minas Gerais, que também assina a capa da obra.

Durante o lançamento, haverá uma ação especial: os 50 primeiros participantes que retirarem o ingresso na modalidade “Ingresso + Livro” pelo Sympla receberão gratuitamente um exemplar da obra. Os demais ingressos garantem apenas a entrada no evento. “Lançar este livro em um espaço ressignificado pelo tempo é uma obrigação. Eu fui apenas o receptor dessas histórias, que deixaram a oralidade para se tornarem palavras. A partir de agora, esses relatos pertencem à cidade e a todas as pessoas que desejam conhecê-la”, conclui o autor.

Lançamento do livro “Contagem: Da Abóbora à Indústria Cultural” – Felipe Pedrosa

15 de janeiro de 2026 – 19h30

Casa Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 1, Sede) – Contagem (MG)

Entrada gratuita — Ingressos pelo Sympla

https://bit.ly/contagemdaaboboraaindustriacultural

ARTE IANA OTONI

TREM PRA FAZER: NOS TRILHOS DESDE 20214. O Trem Pra Fazer é um projeto cultural multiplataforma fundado em 2014 pelo jornalista e documentarista mineiro Felipe Pedrosa. Com o objetivo de valorizar e divulgar a cena cultural de Contagem, o projeto atua como guia de eventos, gastronomia, turismo e produções audiovisuais. Ao longo dos anos, expandiu sua presença para diversas plataformas digitais, incluindo site, redes sociais, podcast e documentários, tornando-se uma referência na curadoria de experiências culturais na região metropolitana de BH.

Além de seu conteúdo editorial, o Trem Pra Fazer realiza produções audiovisuais que retratam a história e a cultura local. Os documentários dirigidos por Felipe Pedrosa já foram selecionados em mais de 10 mostras e festivais, evidenciando o reconhecimento da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido. Com uma linguagem acessível e envolvente, o Trem Pra Fazer continua a conectar o público às diversas manifestações artísticas e culturais da região. Detalhes: https://tremprafazer.com.br/

VAPOR COMUNICAÇÃO / FOTO EM DESTAQUE: FOTO DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO