Segurança alimentar dá salto histórico em Lagoa Santa
Em 2026, o município receberá 11.500 litros de leite longa-vida por mês, que serão destinados ao atendimento de aproximadamente 900 crianças, com idades entre 2 e 6 anos
Em Lagoa Santa as ações de Segurança Alimentar saem do papel e chegam à mesa da população. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, dá mais um passo importante no cuidado com a Primeira Infância. O município foi contemplado pelo Programa Leite para a Primeira Infância, iniciativa do governo do Estado via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
Ao longo de 2026, a cidade de Lagoa Santa receberá 11.500 litros de leite longa-vida por mês, que serão destinados ao atendimento de aproximadamente 900 crianças, com idades entre 2 e 6 anos, pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único e que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa. A lista das famílias que foram selecionadas foi previamente encaminhada ao município pela SEDESE, garantindo transparência, organização e agilidade no atendimento.
A ação representa um marco nas políticas de Segurança Alimentar do município e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento saudável das crianças. Desde a publicação do edital estadual, a equipe da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social trabalhou de forma contínua para que o município estivesse apto a receber o programa. O salto em Segurança Alimentar é resultado de planejamento, compromisso técnico e, sobretudo, de um olhar sensível voltado às famílias que mais precisam. Mais do que números, o programa representa cuidado, dignidade e investimento no futuro das crianças lagoa-santenses.
“Quando cuidamos da primeira infância, estamos cuidando do futuro. Em 2026, nosso município foi contemplado pelo Programa Leite para a Primeira Infância, por meio de edital do Governo do Estado, via SEDESE, sob a gestão da competente Alê Portela, reafirmando, com ações concretas, o compromisso com a segurança alimentar, a proteção integral e o desenvolvimento das nossas crianças”, avaliou a Secretária de Bem-Estar Social de Lagoa Santa, Raquel Salomão.
As famílias contempladas serão, no decorrer de 2026, comunicadas pela Coordenação de Direitos Humanos, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, sobre as orientações para a retirada do leite. Os CRAS do município funcionarão como pontos oficiais de distribuição para as famílias beneficiadas.
Além de contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, o Programa Leite para a Primeira Infância assegura o direito à alimentação adequada e saudável, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social em transformar a vida da população.
“Estamos celebrando uma conquista que é de todos nós. Um avanço construído com trabalho técnico, compromisso coletivo, sensibilidade e muito amor, que transforma cuidado em política pública e faz de Lagoa Santa uma referência no acolhimento e na proteção de quem mais precisa”, concluiu Raquel Salomão.
Foto: divulgação acervo público

