Revitalização no Presídio de Varginha alia melhorias estruturais e ressocialização
Obras iniciadas em fevereiro incluem melhorias estruturais e contam com participação de custodiados em atividades de trabalho
O Presídio de Varginha, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) e administrado pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), segue avançando nas ações de revitalização da unidade. As obras tiveram início no mês de fevereiro último e contemplam melhorias nas celas, corredores e no pátio do espaço, com intervenções realizadas de forma organizada e sob supervisão, sem prejuízo à rotina operacional do presídio.
Os trabalhos contam com a parceria do Poder Judiciário e a participação de seis presos na execução das atividades. A utilização da mão de obra carcerária tem contribuído para agilizar o processo de recuperação dos espaços e para a melhoria das condições estruturais da unidade.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à revitalização completa do presídio. A proposta é que todas as celas, pátios e corredores, além das áreas internas e externas da unidade, passem por melhorias, com previsão de conclusão dos serviços em aproximadamente dois meses.
De acordo com o diretor-geral da unidade, Luis Felipi Barreiro Maciel, a participação dos custodiados nas atividades também tem impacto positivo no processo de ressocialização. “A participação dessa mão de obra nas atividades de revitalização contribui diretamente para o processo de ressocialização, pois estimula disciplina, responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades. Além disso, permite que os custodiados colaborem ativamente com a melhoria do próprio ambiente prisional”, destacou.
Os presos que participam das atividades também têm direito à remição de pena pelo trabalho, conforme prevê a legislação. A cada três dias de trabalho comprovado, é possível reduzir um dia da pena, mecanismo previsto na Lei de Execução Penal do Brasil que incentiva a participação em atividades laborais e educativas dentro do sistema prisional.
Fotos: Divulgação Sejusp MG.

