Sistema Fecomércio MG celebra 40 anos da Abrasel com gastronomia e cultura
Evento terá ações em Belo Horizonte, Diamantina e Tiradentes, entre os dias 21 e 26 de março
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e do Senac, integra a celebração das quatro décadas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre os dias 21 e 26 de março, o evento “Minas 40 anos Abrasel” promoverá atividades em Belo Horizonte, Diamantina e Tiradentes, uma programação especial focada no fomento ao turismo, cultura e setor produtivo, com ações voltadas para profissionais da área, estudantes e o público em geral.
“A parceria entre o Sistema Fecomércio MG e a Abrasel é um pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo e da gastronomia em nosso estado. Ao celebrarmos os 40 anos da instituição, reafirmamos o compromisso com o crescimento das empresas de alimentação fora do lar, tão importantes e representativas povo mineiro”, afirma Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG.
Programação integrada
Nos dias 21 e 22 de março, a Praça do Mercado Municipal em Diamantina será o palco de diversas aulas show ministradas pelos chefs e docentes do Senac Luan Damiano e Gustavo Melo, com apoio de alunos do Senac em Diamantina. O público poderá aprender preparos típicos como o “Caldoso de Minas” (frango, ora-pro-nóbis e quiabo) e os “Sabores de Diamantina” (costelinha, taioba e pequi).
No dia 22 de março, a comunidade diamantinense poderá aproveitar também as atrações culturais especialmente selecionadas, com apresentações da Banda Dree Elle, Charanga, JK Jazz Band, e DJ com set focado nos anos 80.
Em Belo Horizonte, o foco estará na valorização da culinária regional, com uma ação especial realizada pela Abrasel, com o apoio de alunos de Gastronomia do Senac. No dia 25 de março, o Mercado Central da capital mineira será palco da distribuição do maior Bolo de Jabuticaba de Minas Gerais. O quitute será preparado pela Chef Maria José, em parceria com a Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará – ASPRODEJAS. Estudantes de Gastronomia da Faculdade Senac cuidarão da finalização, montagem, recheio e decoração do bolo.
E na histórica Tiradentes, o Sistema Fecomércio realizará ações estratégicas voltadas ao estímulo aos setores gastronômico e de turismo.
Sistema Fecomércio MG no “Minas 40 anos Abrasel” – Programação
Diamantina
Dia 21/03 (Sábado) – As atividades ocorrem no Stand do Sistema Fecomércio MG na Praça do Mercado Municipal (R. Joaquim Costa, 1-47).
- 11h às 12h: Aula-show “Caldoso de Minas: frango, ora-pro-nóbis e quiabo” – Ministrada pelos chefs e docentes Luan Damiano e Gustavo Melo.
- 13h às 14h: Aula-show “Sabores de Diamantina: costelinha, taioba e pequi” – Ministrada pelo chef e docente Luan Damiano.
- 15h às 16h: Aula-show “Cozinha da Serra: Galinha confitada na própria gordura; Purê de ora-pro-nobis; Sorbet de ervas de quintal; Biscoito de polvilho crocante; Pó de rapadura e limão capeta” – Ministrada pelo docente e chef Gustavo Melo.
- 20h às 21h: Abertura oficial com a presença do presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
Dia 22/03 (Domingo)
- 12h30 às 14h: Banda Dree Elle
- 13h às 14h: Aula-show “Bambá de Garimpo: ensopado com feijão e carne de porco, servido com angu de fubá, arroz branco e verdura refogada”, ministrada pela chef Lu Fonseca, da Abrasel.
- 15h às 16h: Aula-show “Caldoso de Minas: frango, ora-pro-nóbis e quiabo” – Ministrada pelos chefs Luan Damiano e Gustavo Melo.
- 15h30 às 16h30: Charanga
- 17h às 18h: Aula-show “Sabores de Diamantina: costelinha, taioba e pequi” – Ministrada pelo chef Luan Damiano.
- 18h às 19h30: JK Jazz Band
- 19h às 20h: Aula-show “Cozinha da Serra: Galinha confitada na própria gordura; Purê de ora-pro-nobis; Sorbet de ervas de quintal; Biscoito de polvilho crocante; Pó de rapadura e limão capeta” – Ministrada pelo chef Gustavo Melo.
- 19h30 às 20h20: DJ Ju Cyrillo – Anos 80
Dia 25/03 (Quarta-feira)
Belo Horizonte – 14h às 16h: Distribuição do maior Bolo de Jabuticaba de Minas Gerais, no Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro). Ação realizada pela Abrasel, com apoio de alunos de Gastronomia da Faculdade Senac – Belo Horizonte.
Dias 26 (Quinta-feira)
Tiradentes – Ações exclusivas para especialistas e profissionais, realizadas em parceria com a Abrasel, para fomentar o setor de turismo e gastronomia na região na Pousada Serra Vista.
Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 87 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.

