PROJETO “ME VEJO NO LIMOEIRO” MOBILIZA 370 ESTUDANTES EM VISITAS AO PARQUE DO LIMOEIRO

PROJETO “ME VEJO NO LIMOEIRO” MOBILIZA 370 ESTUDANTES EM VISITAS AO PARQUE DO LIMOEIRO

Iniciativa promove educação ambiental, pertencimento e produção artística com crianças e adolescentes de Itabira (MG)

O projeto “Me Vejo no Limoeiro”, realizado pela Move Cultura, concluiu uma importante etapa de atividades com estudantes de escolas públicas da região de Itabira (MG). Entre maio e junho, foram realizadas visitas pedagógicas ao Parque Estadual Mata do Limoeiro, envolvendo 370 estudantes do ensino fundamental e médio que estão participando do Concurso Cultural Me Vejo no Limoeiro. Durante os encontros, as crianças e os adolescentes percorreram trilhas, conheceram a biodiversidade local e participaram de ações destinadas à reflexão sobre preservação ambiental, memória, cultura e pertencimento.

“Este projeto nasceu da compreensão de que a preservação ambiental passa também pelo fortalecimento dos vínculos afetivos com o território. Quando crianças e jovens conhecem, vivenciam e se reconhecem nesses espaços, tornam-se protagonistas na construção de uma cultura de cuidado e valorização do patrimônio ambiental”, destaca o produtor executivo e curador do projeto, Frederico Mendes de Carvalho.

As visitas guiadas envolveram alunos das escolas Professor Alfredo Sampaio, Dona Maria Elias, Manoel Tomaz, Antônio Martins Pereira e Professor Manoel Soares. Para os participantes, a atividade representou uma oportunidade de conhecer mais profundamente um patrimônio ambiental que integra a história, a cultura e a identidade da região. As visitas foram realizadas em parceria com as equipes escolares, a Prefeitura de Itabira e a equipe gestora do Parque Mata do Limoeiro.

Em junho, houve ainda o início de uma nova fase do projeto “Me Vejo no Limoeiro”, com a entrega dos kits de arte às escolas participantes. Desde então, os estudantes têm desenvolvido desenhos e redações inspirados nas experiências vivenciadas durante os encontros no parque, trabalhos que irão compor o Concurso Cultural Me Vejo no Limoeiro. Durante esse processo, a equipe da Move Cultura realiza visitas de acompanhamento às escolas para dialogar com educadores, estudantes e equipes gestoras, além de recolher gradualmente as produções já finalizadas. A ação busca fortalecer o vínculo com as comunidades escolares, esclarecer dúvidas sobre o concurso e acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades.

A proposta do “Me Vejo no Limoeiro” é construir uma cartografia afetiva do território a partir do olhar das crianças e dos jovens, valorizando memórias, referências culturais, modos de vida e a relação das comunidades com o meio ambiente. As obras produzidas durante o concurso integrarão uma exposição artística e uma publicação que reunirá parte dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto. O andamento das atividades, registros das visitas pedagógicas, bastidores do concurso cultural e informações sobre as próximas etapas do projeto podem ser acompanhados pelo Instagram @mevejonolimoeiro, que segue sendo atualizado regularmente com conteúdos sobre as ações desenvolvidas junto às escolas e comunidades participantes.

Além das premiações para estudantes e professores, todos os participantes do projeto receberão medalhas, camisetas e ecobags. As escolas envolvidas também foram contempladas com kits de materiais artísticos. O projeto conta com parcerias da Prefeitura de Itabira, Instituto Bromélia, Instituto Gigante Verde e Incutai, e é financiado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente.

Me Vejo no Limoeiro

Instagram: @mevejonolimoeiro

Informações: equipevaporcomunicacao@gmail.com

FOTO REINALDO LIMOEIRO/DIVULGAÇÃO

VAPOR COMUNICAÇÃO / FOTO REINALDO LIMOEIRO – DIVULGAÇÃO