24/5, Dia do Vestibulando: aprovação em universidades internacionais requer preparo e planejamento

24/5, Dia do Vestibulando: aprovação em universidades internacionais requer preparo e planejamento

Escolas bilíngues adotam estratégias inovadoras de preparação dos alunos para as melhores faculdades do mundo

São Paulo, 22 de maio de 2025 – No próximo sábado, 24 de maio é comemorado o Dia do Vestibulando. Nem todo mundo sabe, mas ingressar em universidades no exterior é um processo bem diferente do vestibular brasileiro. Em vez de focar em uma única prova, como acontece nos vestibulares do Brasil, muitas instituições internacionais adotam um modelo holístico nos processos de admissão, que avalia o desempenho acadêmico do aluno no Ensino Médio, fluência no idioma, participação em atividades extracurriculares e a trajetória pessoal dos candidatos. A seleção varia entre países e universidades, mas costuma incluir várias etapas que analisam o estudante como um todo.
Confira as principais etapas dos processos de admissão em universidades no exterior:

Application forms (formulários): reúnem dados cadastrais, histórico escolar, posição no ranking da turma (se disponível) e atividades extracurriculares realizadas durante o Ensino Médio;
Histórico escolar: as notas dos últimos anos do Ensino Médio são analisadas para avaliar o desempenho acadêmico e o potencial do estudante. Melhoras ao longo do tempo também são valorizadas;
Testes padronizados: nos Estados Unidos, exames como SAT ou ACT (espécie de testes similares ao Enem brasileiro) avaliam competências acadêmicas. Algumas universidades permitem que os candidatos optem por não enviar essas notas (chamadas de test-optional). No Canadá, o ENEM nacional é aceito por algumas instituições;
Testes de proficiência em inglês: o TOEFL ou IELTS são necessários para comprovar fluência na língua inglesa, com notas mínimas variando conforme a universidade;
Cartas de recomendação: escritas por professores ou coordenadores, destacam as qualidades acadêmicas e pessoais do candidato, ajudando a universidade a entender o perfil do estudante;
Atividades extracurriculares: experiências em esportes, artes, voluntariado ou projetos mostram engajamento, habilidades de liderança e proatividade, fatores altamente valorizados;
Redações (essays): textos pessoais são fundamentais para contar a história do candidato, destacar conquistas e explicar por que ele é uma boa escolha para a universidade;
Entrevistas: algumas universidades realizam entrevistas para aprofundar a avaliação do candidato e verificar a compatibilidade entre o seu perfil e a instituição;
Portfólios (para áreas artísticas): cursos como design, música e cinema podem exigir a apresentação de trabalhos que demonstrem talento e técnica.
Preparação, apoio e estudos são fundamentais
Mas apesar de concorridos e por vezes difíceis, com uma preparação adequada para os processos de admissão, estudar no exterior pode ser uma experiência transformadora.
Para ajudar os alunos a alcançarem o objetivo de conquistar um diploma superior no exterior, escolas bilíngues de São Paulo realizam um forte trabalho de preparação. Essas iniciativas transformam não apenas a chance de ingresso em universidades internacionais, mas também preparam os alunos para desafios globais, promovendo competências socioemocionais e visão multicultural.
No Brazilian International School – BIS, iniciativas inovadoras têm ajudado os alunos a se destacarem. Ana Claudia Gomes, coordenadora pedagógica, explica que a escola oferece aulas de planejamento de carreira (Career Planning), preparação para o SAT (um teste semelhante ao Enem brasileiro), e disciplinas como Atualidades (Current Affairs) e Perspectivas Globais (Global Perspectives), que enriquecem o repertório para redações e entrevistas.
O BIS também realiza acompanhamento individualizado por meio de seu departamento de College Counseling, garantindo que os alunos e suas famílias estejam bem orientados em cada etapa. Outro diferencial é o uso da plataforma Unifrog, que permite aos alunos explorar universidades ao redor do mundo, registrar atividades extracurriculares e realizar testes de aptidão e inteligência socioemocional. “A plataforma reúne informações que levariam meses para serem encontradas em um único lugar, facilitando o processo de escolha e aplicação”, comenta Ana Claudia.
A escola ainda investe em viagens internacionais, com o objetivo de proporcionar aos alunos do High School (Ensino Médio) uma vivência em universidades internacionais, ampliando a visão de mundo e de culturas diferentes. O BIS conta ainda com o projeto “Fundamente -se”, que oferece aos alunos palestras com representantes de diferentes instituições de ensino, além de realizar uma feira de universidades no segundo semestre.
Na Escola Bilíngue Aubrick, os candidatos a aplicação para faculdade no exterior têm acesso a um programa de preparação para exames internacionais, que inclui testes como o SAT, ACT, IELTS e TOEFL, com simulados regulares e estratégias focadas nos calendários internacionais.
Outro diferencial são os workshops e palestras sobre redações, entrevistas e estratégias para admissões, com a participação de universidades internacionais. Os estudantes também participam de feiras universitárias, onde podem explorar opções de estudo alinhadas às suas áreas de interesse, além de ter contato direto com representantes das instituições de ensino.

 

A escola ainda oferece apoio personalizado de orientação educacional e de carreira. “Acompanhamos cada aluno desde a escolha de cursos até a construção de um perfil competitivo. Também oferecemos orientação para pais e famílias, garantindo que estejam preparados para apoiar os jovens nesse processo desafiador”, afirma o orientador de carreiras, Samuel Ferreira Gama Junior, consultor de carreiras da Aubrick.

 

Escola Internacional de Alphaville busca oferecer uma formação completa e alinhada aos padrões globais, preparando os alunos para enfrentar processos seletivos de universidades no Brasil e no exterior, través do seu exclusivo programa “Exponential High School”, que tem dois focos de atuação: Vestibular e ENEM e IB-Diploma. Além disso, as aulas capacitam os alunos para compreender diferentes culturas, promovendo o domínio da linguagem e competências essenciais para um cidadão global.

 

No Ensino Médio, por exemplo, os estudantes participam de simulações da ONU, fóruns e debates, onde desenvolvem habilidades de argumentação, pensamento crítico e respeito à diversidade. Os alunos também são preparados para os exames internacionais. A escola oferece suporte para a obtenção dos certificados de Cambridge e para os exames mais requisitados em processos seletivos internacionais, como TOEFL e SAT.

 

Desde 2010, uma parceria com a Leysin American School, na Suíça, possibilita intercâmbios culturais durante os Summer Camps; enquanto o programa anual em Oxford, Inglaterra, oferece vivências acadêmicas e profissionais em áreas como Medicina, Engenharia e Arquitetura. “Essas experiências práticas combinadas ampliam as perspectivas dos estudantes e os tornam mais competitivos nos processos de admissão”, completa o diretor da Escola Internacional, Carlos Maffia.